SóProvas


ID
2453017
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No estado de Goiás há importantes bacias hidrográficas do Brasil. Considerando a produção de energia, aquela que possui o maior número de usinas hidrelétricas é a Bacia do Rio:

Alternativas
Comentários
  • O RIO PARANAIBA:

     

    Divide-se em três trechos distintos:

     

    1-Alto Paranaiba

    2-Médio Paranaiba

    3- Baixo Paranaiba

     

    BAIXO PARANAIBA:

     

     

    Da barragem de Cachoeira Dourada à confluência com o rio Grande com 330 quilômetros de extensão. Entre os quilômetros 195 e 330, tem declividade de 33 centímetros por quilômetro; no limite deste trecho, existe aproveitamento hidrelétrico da Cachoeira Dourada, que foi pertencente às Centrais Elétricas de Goiás (CELG), tendo sido privatizada; hoje, pertence à empresa Endesa Cachoeira, com usina geradora de 658 mil quilowatts e 19 metros de queda, fornecendo energia elétrica para a CELG. Seu represamento estende-se por cerca de 78 quilômetros ao longo do médio Paranaíba.

     

    Dezessete quilômetros abaixo da represa de Cachoeira Dourada, pela margem direita, desagua o rio Meia-Ponte: na bacia desse tributário do rio Paranaíba, está concentrada 44,82 por cento da população do estado de Goiás, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010.

     

    No estirão entre os quilômetros e 195, encontra-se o chamado canal de São Simão, estreita garganta cortada no basalto, com 23 quilômetros de extensão total 35 metros de profundidade, situada no limite dos estados de Minas e Goiás. Neste trecho situa-se a hidrelétrica de São Simão, que está em operação, gerando 2 680 megawatts.

     

    A três quilômetros acima da ponte da BR-365, o Paranaíba, medindo transversalmente 3 500 metros, precipitava-se no Canal de São Simão, hoje submerso pela barragem homônima da CEMIG, com 300 metros de largura ao início, que quilômetros abaixo se reduzia apenas 80 metros, provocando grande turbulência, fortes rodamoinhos e altas velocidades da corrente.

     

    O rio Paranaíba é navegável apenas no remanso da barragem de Ilha Solteira, numa extensão de 180 quilômetros até a barragem de São Simão. Desde a foz até o final do remanso de Emborcação, vence um desnível de 262 metros em cinco aproveitamentos: São Simão, Cachoeira Dourada, Itumbiara, Anhanguera e Emborcação.

     

    Assim como o rio Grande, apresenta dificuldades na implantação da navegação, tais como: elevadas quedas, deflexões de níveis acentuados e remansos de uma barragem que não alcança o pé da próxima situada montante, entretanto, há muito vem sendo apontado como podendo ser transformado em uma importante via de navegação, interior, que daria acesso à região mais central do Brasil, inclusive a Brasília.

     

    Nas cabeceiras de seus afluentes, há possibilidades de ligações da bacia do Paraná com as bacias do rio Tocantins e do rio São Francisco.

     

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Parana%C3%ADba

  • Marlos Ribeiro,seus comentários tem sido de grande ajuda!

     

     

    FOCO,FÉ E FORÇA...

  • Gab. D 

     

    Rio Paranaíba

     

       É o principal formador do Rio Paraná. Nasce na Serra da Mata da Corda, município de Rio Paranaíba, Minas Gerais, na altitude de 1.148 metros. Na contravertente desta serra, encontram-se as nascentes do Rio Abaeté, tributário do Rio São Francisco.

     

       O Rio Paranaíba tem cerca de 1.070 quilômetros de curso até a junção ao Rio Grande, onde ambos passam a formar o Rio Paraná,  no ponto que marca o encontro entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. É conhecido principalmente pela sua riqueza diamantífera e pelas grandes possibilidades hidrelétricas que apresenta.

     

        É no Paranaíba, mais precisamente no trecho que corre em Goiás, que se encontra a Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, usina geradora de 443 mil kW e 19 metros de queda. Fornece energia elétrica para Brasília e Goiânia. Seu represamento estende-se por cerca de 78 km ao longo do médio Paranaíba. Há ainda outras três hidrelétricas e uma em construção.

     

    Fonte: Diário da Manhã – GO

  • Gabarito: D

     

    Comentário:

     A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba estende-se por vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Mato

    Grosso do Sul e Minas Gerais. A porção presente no estado de Goiás corresponde principalmente aos rios 

    do Baixo Paranaíba , os quais apresentam grandes quedas, corredeiras e cachoeiras, exibindo 

    dessa maneira, elevado potencial hidrelétrico.  


    Entre as usinas hidrelétricas instaladas na Bacia Hidrográfica do Paranaíba, destaca-se a Usina Hidrelétrica

    de Cachoeira Dourada , na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, que foi construída na década de

    1950, para gerar a energia necessária a construção de Brasilia.

     

  • Galera ta ai a lista de hidroelétricas de Goiás.

    USINAS do tipo UHE (Usina Hidrelétrica de energia) em Operação

     

    Cachoeira Dourada -Paranaíba

    Cana Brava-Tocantins

    Corumbá I-Corumbá

    Itumbiara-Paranaíba

    São Simão-Paranaíba

    Serra da Mesa-Tocantins

    Emborcação-Paranaíba

    São Domingos-São Domingos

    FOnte:http://www.imb.go.gov.br/pub/GoDados/2004/dados/07-power.htm

  • Bacia importante e a do rio Paranaíba 

    2ª Bacia do Tocantis

    3ª Bacia do Araguaia 

    4ªBacia do rio Sao Francisco 

  • Mas Corumba hoje tem 3 hidroeletricas, n~ao?

  • É no Paranaíba, mais precisamente no trecho que corre em Goiás, que se encontra a Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, usina geradora de 443 mil kW e 19 metros de queda. Fornece energia elétrica para Brasília e Goiânia. Seu represamento estende-se por cerca de 78 km ao longo do médio Paranaíba. Há ainda outras três hidrelétricas e uma em construção.

    gb d

    pmgo

  • LETRA D.

    d) Certo. A Bacia do Paranaíba é a bacia que possui o maior número de usinas hidrelétricas do estado de Goiás. O maior número e as mais importantes hidrelétricas do estado de Goiás estão localizados no rio Paranaíba. Cabe observar que, próximo de Niquelândia, há também a importante usina hidrelétrica de Serra da Mesa.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  •  A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba estende-se por vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Mato

    Grosso do Sul e Minas Gerais.

    GB D

    PC-GO

  •  A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba estende-se por vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Mato

    Grosso do Sul e Minas Gerais.

    GB D

    PC-GO

  • gb d ?

    pc-go

  • gb d ?

    pc-go