SóProvas


ID
2455258
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Esta estratégia pode ser utilizada para mobilização, no início de uma unidade. Ela pode também servir como diagnóstico no transcorrer da unidade ou como fechamento no momento final de uma aula ou unidade. Dinâmica da Atividade: Ao serem perguntados sobre uma problemática, os estudantes devem: (1) Expressar em palavras ou frases curtas as ideias sugeridas pela questão proposta. (2) Deve-se evitar atitude crítica que levaria a emitir juízo e/ou excluir ideias. (3) Registrar e organizar a relação de ideias espontâneas; (4) Fazer a seleção delas conforme critério seguinte ou a ser combinado: ter possibilidade de ser posta em prática logo, ser compatível com outras ideias relacionadas ou enquadradas numa lista de ideias, ser apreciada operacionalmente quanto à eficácia a curto, médio e longo prazo.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67- 100. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2016 (adaptado).
Qual estratégia de trabalho docente está relacionada à dinâmica da atividade descrita no texto?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D ( Tempestade Cerebral ou Tempestade de ideias)

    Tempestade de idéias usadas para a construção do conhecimentos

    Tempestade de idéias ou brainstorming é uma técnica usada em dinâmicas de grupo, sua principal característica é explorar as habilidades, potencialidades e criatividade de uma pessoa, direcionado ao serviço de acordo com o interesse. 
    No ensino escolar essa técnica pode ser usada como estratégia. Em cada início de assunto pode-se colocar em prática. A execução ocorre a partir de questionamentos realizados no início de cada tema, nos inúmeros capítulos dos livros. O conjunto de perguntas deve ser respondido pelos alunos de forma oral, baseados nas experiências e nos conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Tudo que eles forem expressando deve ser anotado no quadro, pois cada palavra registrada será usada como ponto de partida para o conhecimento do conteúdo que se pretende estudar.

    Durante as anotações todas as frases e palavras devem ser consideradas, o ideal é que todos participem e exponham sua opinião. Logo após o professor analisa cada opinião sem constranger nenhum aluno nos comentários, mesmo que não tenha nenhuma ligação o que foi expresso. 
    Esse tipo de dinâmica é importante, pois o aluno expõe seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida. Além de fazer com que o aluno se posicione diante de um determinado tema, respeite as idéias do colega e também exercite a prática da participação no cotidiano das aulas.

    Por Eduardo de Freitas
    Equipe Brasil Escola

    http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm