SóProvas


ID
2455759
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No estado de Goiás há importantes bacias hidrográficas do Brasil. Considerando a produção de energia, aquela que possui o maior número de usinas hidrelétricas é a Bacia do Rio:

Alternativas
Comentários
  •  

    Rio Araguaia

    Nasce na Serra dos Caiapós, na divisa dos Estados de Goiás e do Mato Grosso. Junta-se com o Rio Tocantins na altura do Pará e do Maranhão e deságua no Atlântico. Sua vazão é de 6.420m³/s. Quando se une ao Tocantins, a vazão aumenta. A extensão total é de 2.600 Km, sendo que em Goiás percorre 1.800 km.

    Entre os afluentes do rio no Estado que contribuem para sua vazão, estão Rio Caiapó, Rio dos Bois, Ribeirão Água Limpa do Araguaia, Rio Vermelho, Rio do Peixe e Rio Crixás-Açú.

    Rio Tocantins

    Nasce no Planalto de Goiás, na região de Mineiros e próximo ao Distrito Federal, a cerca de 1.000 metros de altitude. O principal afluente é o Rio das Almas. Ao todo, possui extensão de 1.960 km até a foz na Baía de Marajó, no Pará, quando se junta com o Rio Araguaia. A vazão é de 5.000 m³/s e 11.800 m³/s quando se junta com o Araguaia.

    A Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins ocupa 30% do Estado de Goiás, o que equivale a uma área de 103.687 km². 15% da população goiana ou 867.833 habitantes residem nesta bacia.

    Possui 38.231.100 hectares de aptidão agrícola. Desta parcela, 55% são agricultáveis em Goiás e no Tocantins e 41% no Mato Grosso e no Pará. A atividade do ecoturismo está crescendo em toda a região. A pesqueira também é importante

    Rio Corumbá

    É o principal rio da região do Planalto Central. Nasce nos montes Pirineus de Goiás, região histórica do ciclo do ouro, onde foram fundadas, no século 18, cidades mineradoras como Meia Ponte (hoje Pirenópolis) e a própria cidade de Corumbá de Goiás.

    Foi a referência geográfica que os primeiros bandeirantes paulistas utilizaram ao perambular pelos cerrados do Planalto Central até encontrar ouro nas cabeceiras do Rio Vermelho.

    Rio Paranaíba

    O Corumbá recebe as águas dos rios Descoberto e São Bartolomeu, que nascem no Distrito Federal. As maiores vazões são nos meses de janeiro e fevereiro, e as menores em setembro.
    É o principal formador do Rio Paraná. Nasce na Serra da Mata da Corda, município de Rio Paranaíba, Minas Gerais, na altitude de 1.148 metros. Na contravertente desta serra, encontram-se as nascentes do Rio Abaeté, tributário do Rio São Francisco.

    O Rio Paranaíba tem cerca de 1.070 quilômetros de curso até a junção ao Rio Grande, onde ambos passam a formar o Rio Paraná, no ponto que marca o encontro entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. É conhecido principalmente pela sua riqueza diamantífera e pelas grandes possibilidades hidrelétricas que apresenta.

    É no Paranaíba, mais precisamente no trecho que corre em Goiás, que se encontra a Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, usina geradora de 443 mil kW e 19 metros de queda. Fornece energia elétrica para Brasília e Goiânia. Seu represamento estende-se por cerca de 78 km ao longo do médio Paranaíba. Há ainda outras três hidrelétricas e uma em construção.

    Fonte: Diário da Manhã – GO

     

     

    Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.

    John Quincy Adams

     

  • Gabarito: D

     

    Comentário:

     A Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba estende-se por vários estados brasileiros, tais como: Goiás, Mato

     Grosso do Sul e Minas Gerais. A porção presente no estado de Goiás corresponde principalmente aos rios

     do Baixo Paranaíba , os quais apresentam grandes quedas, corredeiras e cachoeiras, apresentando 

     dessa maneira, elevado potencial hidrelétrico.

      

    Entre as usinas hidrelétricas instaladas na Bacia Hidrográfica do Paranaíba, destaca-se a Usina Hidrelétrica

     de Cachoeira Dourada , na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, que foi construída na década de

     1950, para gerar a energia necessária a construção de Brasilia.



     

  • Bacia do Rio Tocantins: Hidrelétricas de Serra de Mesa e Cana Brava

    Bacia do Rio Paranaíba: Hidrelétricas de São Simão, Cachoeira Dourada e Itumbiara

  • baixaria cara, aqui e só pra postar comentários... para de babaquice!

    Existe vários Comentários iguais... isso e coisa de debio....

  • É no Paranaíba, mais precisamente no trecho que corre em Goiás, que se encontra a Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, usina geradora de 443 mil kW e 19 metros de queda. Fornece energia elétrica para Brasília e Goiânia. Seu represamento estende-se por cerca de 78 km ao longo do médio Paranaíba. Há ainda outras três hidrelétricas e uma em construção.

    gb d

  • O rio Araguaia nasce nos de Mineiros (GO) e Alto Taquari (MT) e forma a divisa natural entre Goiás, , e . Compreende uma das principais do , a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins. O rio conta com uma extensão total de 2.114 quilômetros. Em seu percurso, seus meandros delimitam juntamente como os do rio Javaés, a maior ilha do mundo, a , onde estão localizados o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia.

  • O Corumbá recebe as águas dos rios Descoberto e São Bartolomeu, que nascem no Distrito Federal. As maiores vazões são nos meses de janeiro e fevereiro, e as menores em setembro.

    -PCGO-

    GB D

  • gb d

    cbm-go

  • gb d

    cbm-go

  • Rio Paranaíba = energia elétrica

    Rio Meia Ponte = abastecimento de cidades

    Rio Araguaia = turismo

  • Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.

    fixaaaa

    gb d

    cbm-go

  • A Bacia Hidrográfica do RIO PARANAÍBA, da REGIÃO HIDROGRÁFICA DO PARANÁ, é onde estão instaladas as hidrelétricas mais importantes do estado de Goiás.

    De modo geral, podemos dizer que os rios da Região Hidrográfica do Paraná (Paranaíba, Corumbá, Claro, Verde, Corrente...) são os mais importantes para a geração de energia de Goiás.

    A seguir, lista de algumas das usinas do tipo UHE (Usina Hidrelétrica de energia) em Operação no Estado de Goiás e o nome das bacias hidrográficas a que pertencem:

    Cachoeira Dourada -Paranaíba

    Cana Brava-Tocantins

    Corumbá I-Corumbá

    Itumbiara-Paranaíba

    São Simão-Paranaíba

    Serra da Mesa-Tocantins

    Emborcação-Paranaíba

    São Domingos-São Domingos

    Gabarito: D

  • GABARITO/D

    O rio Paranaíba é conhecido principalmente pela sua riqueza  e pelo GRANDE POTENCIAL HIDRELÉTRICO  que apresenta.

  • Rio Paranaíba = energia elétrica

    Rio Meia Ponte = abastecimento de cidades

    Rio Araguaia = turismo

    SÍNTESE DE UMA COLEGA.