SóProvas


ID
2455804
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, sobre segurança de dados na Internet.


I. Ferramenta que tem a função de, propositalmente, simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores.

II. É um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

III. Técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, podendo ser utilizada de forma legítima ou maliciosa.


As afirmativas descrevem, respectivamente, conceitos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    https://www.cert.br/docs/palestras/nbso-ssi2003-mchnets.pdf 

     

     

  • Gabarito letra E

     

    HONEY POT (pote de mel). Cria-se um ambiente fragilizado similar ao que se deseja proteger. Na prática, facilita-se a invasão para saber como funciona as técnicas do invasor, tecnologias empregadas, modus operandi, etc.

     

    PHARMING = contaminação do DNS para direcionar o acesso que seria legítimo para uma página falsa. Assim, o computador da vítima é infectado (cache de DNS), para que, por exemplo, quando for digitado na barra de endereços o site de uma instituição financeira, seja direcinado para o site falso.

     

    SNIFFING (farejador, cachorrinho) = utilizado para "farejar" a rede em busca de pacotes de dados. Como diz o enunciado, pode ser usado para o bem ou para o mal.

     

     

  •  Trojan Horse  (cavalo de tróia) é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.

     

     Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos)

     

     Scan  é o ato de escanear algo usando software ou hardware e pode ser relacionado com: digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador usando um digitalizador (inglês: scanner).

     

    HONEY POT: É uma ferramenta que tem como função simular falhas em um sistema para colher informações sobre possíveis invasões, é um tipo de armadilha para invasores. (Ela não oferece nenhuma proteção.)

     

    Sniffing: Sniff, em inglês, quer dizer, entre outros significados, farejar. Sniffing é a prática que, utilizando uma ferramenta genericamente chamada sniffer, intercepta e registra tráfego de dados e é capaz de decodificar o conteúdo trocado entre computadores de uma rede. Essa captura de informações pode ser feita pelo administrador de rede para checar se uma network está operando eficientemente através da monitoração do fluxo de informações.

    Mas também pode haver casos recheados de más intenções. Por exemplo, quando invasores capturam tráfego de dados visando obter cópias de arquivos de seu interesse ou mesmo senhas pessoais ou informações bancárias.

     

    Spyware é um tipo de malware que é difícil de se detectar. Ele coleta informações sobre seus hábitos online, histórico de navegação ou informações pessoais (como números de cartão de crédito), e geralmente usa a internet para passar estas informações a terceiros sem você saber. Keyloggers são um tipo de spyware que monitora as teclas do seu teclado.

     

    GABARITO:  

     d) Honey Pot, Pharming, Sniffing. 

    I. Ferramenta que tem a função de, propositalmente, simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É uma espécie de armadilha para invasores.

    II. É um tipo específico de phishing que envolve o redirecionamento da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System).

    III. Técnica que consiste em inspecionar os dados trafegados em redes de computadores, podendo ser utilizada de forma legítima ou maliciosa.

     

     

     

     

     

     

     

     

  • HoneyPot (tradução livre para o português, Pote de Mel) é uma ferramenta que tem a função de propositalmente simular falhas de segurança de um sistema e colher informações sobre o invasor. É um espécie de armadilha para invasores. O HoneyPot não oferece nenhum tipo de proteção.

    Pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS (Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    Sniffers são programas que, como o próprio nome diz, “farejam”o que passa pela rede. Eles são usados freqüentemente por administradores de rede para identificarem pacotes estranhos “passeando” pela rede ou por pessoas má intencionadas para tentar descobrir informações importantes, especialmente senhas.

    Gabarito Letra D!

  • Honey Pot= pote de mel !!