SóProvas


ID
2456395
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O acidente vascular encefálico (AVE) pode ser definido como uma interrupção do fluxo sanguíneo (de origem vascular) para o cérebro, resultando em vários déficits neurológicos focais que durem mais de 24 horas. Com base nessas informações, julgue o seguinte item.


No AVE os déficits mais comuns são os motores. Também podem ocorrer outros déficits neurológicos, como visuais, sensoriais e de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Logo após um AVC, o hemicorpo afectado apresenta hipotonia, isto é, o tónus é muito baixo para iniciar qualquer movimento, não apresenta resistência ao movimento passivo e o indivíduo não consegue manter o membro em nenhuma posição, principalmente durante as primeiras semanas. É frequente nestes casos, com o passar do tempo, a substituição de um quadro de hipotonia por hipertonia, em que há um aumento da resistência ao movimento passivo.

    Pode existir diminuição ou abolição da sensibilidade superficial (táctil, térmica e dolorosa), o que contribui para o risco de auto-lesões e, por outro lado, outros doentes podem experienciar parestesias, sensações cutâneas subjectivas na ausência de estímulo (frio, calor, formigueiro, pressão).

    São bastante frequentes distúrbios do campo visual sendo o mais comum a hemianopsia.

    Segundo Pedersen et al, a proporção de doentes a demonstrar afasia na avaliação inicial é de 38% e 19% continuam a manifestar alterações aos 6 meses.

  • Lógico que os déficits podem ser outros além de motores, pq o AVE pode acontecer em qualquer estrutura encefálica responsável pela fala, pela visão e etc. Tudo vai depender da artéria acometida.