SóProvas


ID
2457535
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Rebentou, então, por culpa dos portugueses, uma revolta dos índios, que anteriormente se mostravam pacíficos, e o chefe da terra pediu-nos pelo amor de Deus, que fôssemos às pressas auxiliar o lugar... do qual os indígenas queriam se apoderar. [...] O número dos defensores montava, incluindo-nos, cerca de 90 cristãos. Acrescente-se a esse número 30 negros e escravos brasileiros, a saber, selvagens que pertenciam a colonos."

            (SATDEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974. p. 46.)

Sobre a relação estabelecida entre os chamados índios pernambucanos e os colonizadores portugueses, é CORRETO afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Gab - C) na capitania de Pernambuco, os ataques indígenas foram constantes às vilas e plantações de açúcar. Apesar de as tropas coloniais repelirem as investidas, esses ataques não eram cessados. Esse foi um dos motivos que levaram a Coroa portuguesa a enviar ao Brasil levas de missionários, para que pudessem atuar entre os índios e ajudar na sua "domesticação".

     

  • Praticamente em todos os estados brasileiros a corôa portuguesa enviou os jesuítas para "domesticar" os indios com o intuito de reprimir os ataques e expandir a fé católica.

    Gab : C

  • Igreja tava preocupada em garantir mais fiéis, mesmo que para isso fosse necessário a imposição e suprimir toda a "voz" (cultura, costumes, tradição, sua religião) do catequizado, nesse caso, os indígenas.

    LETRA C

  • ✅ Gab. Letra C).

    A resistência indígena à dominação portuguesa rendeu inúmeros conflitos. Entre eles, cabe destacar para o concurso da #PMAL , o episódio em que o Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha foi morto e devorado pelos Caetés.

  • GABARITO: C

    c) na capitania de Pernambuco, os ataques indígenas foram constantes às vilas e plantações de açúcar. Apesar de as tropas coloniais repelirem as investidas, esses ataques não eram cessados. Esse foi um dos motivos que levaram a Coroa portuguesa a enviar ao Brasil levas de missionários, para que pudessem atuar entre os índios e ajudar na sua "domesticação".