A) Apesar do grande sucesso das obras freyrianas, existe uma grande crítica pelo fato de o autor não ter levado em consideração o patriarcado como um dos principais elementos formadores da sociedade brasileira, uma vez que foi em torno da família patriarcal que o Brasil nasceu e se organizou como sociedade. Diante de imprecisões como esta, sua obra, já de há muito, não é levada em consideração por historiadores, antropólogos e sociólogos.
A obra Casa Grande & Senzala é a análise da formação da sociedade patriarcal e escravista.
B) Em uma de suas mais conhecidas obras, "Vidas Secas", Ariano Suassuna trata das raízes da opressão no campo brasileiro. Passando por temas como as relações de poder instituídas no campo, o autor discorre o cotidiano sertanejo de forma leve e bem humorada.
A obra “vidas secas” é de Graciliano Ramos. A mais conhecida obra de Suassuna é o “auto da compadecida”.
C) Crítico da "Democracia Racial", tese que defende a inexistência do racismo e da discriminação racial no Brasil, Gilberto Freyre em sua obra, "Casa Grande & Senzala", desconstrói essa ideia, afirmando que a elite branca defendeu essa tese para obscurecer formas de opressão racial.
A obra de Gilberto Freyre é muito criticada justamente devido à um de seus elementos centrais que é a ideia de que no Brasil impera uma democracia racial.
D) Possuidor de vasta produção, Ariano Suassuna se destacou na dramaturgia, literatura e poesia. Trabalhos, como "O alto da Compadecida", revelam detalhes importantes da vida sertaneja. Assim, fica clara a influência que sua terra natal, a cidade de São José do Egito, no sertão pernambucano, teve em sua vida.
Suassuna era Paraibano.
E) O Movimento Armorial surgiu na década de 1970 para fazer face aos imperativos culturais estadunidenses no Brasil. Vinculado, dentre outras, à produção da literatura de cordel e a instrumentos como a rabeca, foi apresentado por Ariano Suassuna e contou com a participação de várias pessoas, como Antônio Nóbrega, Antônio José Madureira e Guerra Peixe.
O movimento armorial procurou valorizar a arte popular de modo erudito, fortalecer a identidade cultural regional e buscar alternativas à dominação cultural norte americana muito forte culturalmente no país.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-historia-de-pernambuco-do-corpo-de-bombeiros-cbmpe/