SóProvas


ID
2457736
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Selecione a única alternativa que apresenta o arquivo, no Linux, que permite configurar o sistema para montar partições, CD-ROMs e mídias durante o boot:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    fstab é um arquivo em texto puro para configuração de dispositivos de armazenamento e pontos de montagem do GNU/Linux e que pode ser editado facilmente se você for administrador. 

    1ª COLUNA - PARTIÇÃO, DISPOSITIVO OU PASTA DE REDE

    Aqui você indica a partição do HD, o CD-ROM, disquete, pendrive ou pasta de rede a serem montados no boot ou com o comando: 

    # mount -a

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • /etc/fstab
    O arquivo "/etc/fstab" permite configurar o sistema para gerar automaticamente pontos de montagem de partições, CD-ROMs, disquetes. Cada linha do arquivo é responsável por um ponto de montagem. Também serve para controlar a montagem dos sistemas de arquivos durante o processo de boot. Usando-se o comando mount é possível montar um sistema de arquivo após o processo de boot do sistema.

     

    OBS: FSTAB (File System Table) localiza-se dentro do /etc. O arquivo é lido na inicialização do sistema e é quem diz ao sistema o que montar, onde montar e os parâmetros de montagem.

  • Este pequeno trecho ajuda a entender o campo de atuação do /mnt e do /etc/fstab

    O diretório “/mnt” (de “mount”) recebe este nome justamente por servir de ponto de montagem para o CD-ROM (/mnt/cdrom), drive de disquetes (/mnt/floppy), drives Zip e outros dispositivos de armazenamento. O uso do diretório /mnt é apenas uma convenção. Você pode alterar o ponto de montagem do CD-ROM para /CD, ou qualquer outro lugar se quiser. Isso é configurável através do arquivo “/etc/fstab”, onde vai a lista de todos os dispositivos usados pelo sistema e as pastas em que cada um é montado

    Fonte: https://www.hardware.com.br/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html