SóProvas


ID
2457940
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale, das alternativas abaixo, a única que identifica corretamente um par de utilitários Unix que deve ser utilizado para a realização e recuperação de backups:

Alternativas
Comentários
  • #dump dispositivo arquivo/diretorio

    O dump trabalha com níveis de backup que podem ser utilizados para gerenciar os backups mais velhos e mais novos para facilitar ate mesmo uma possivel restauração. Esses níveis vão de 0 a 9 que fazem o backup do ultimo arquivo desde o ultimo nível menor que o novo. Ou seja, se levarmos em consideracao os níveis de 0 a 9, como nao existe niveis negativos o nivel 0 (zero), seria então o backup completo de nivel mais baixo.

    #restore dispositivo …

    O comando restore permite restaurar os backups lembrando que vc NUNCA deve restaurar os backups dentro do diretorio /tmp, pois vc estaria evitando um PROBLEMA muito serio. Lembra-se que o diretorio /tmp sempre é eliminado? os arquivos são automaticamente removidos, então cuidado.

     

    Fonte : http://www.aprigiosimoes.com.br/2009/10/15/backup-com-dumprestore/

     

  • Gabarito D

    #dump <opções> dispositivo arquivo/diretorio


    O dump trabalha com níveis de backup que podem ser utilizados para gerenciar os backups mais velhos e mais novos para facilitar ate mesmo uma possivel restauração. Esses níveis vão de 0 a 9 que fazem o backup do ultimo arquivo desde o ultimo nível menor que o novo. Ou seja, se levarmos em consideracao os níveis de 0 a 9, como nao existe niveis negativos o nivel 0 (zero), seria então o backup completo de nivel mais baixo. E é lógico que existe outra ferramenta como o tar que possui muitas grandes vantagens ao dump. A vantagem do dump é que ele entende melhor o layote de sistemas de arquivos brutos e consulta a tabela de inodes justamente para considerar quais arquivos de uma forma bem baixo nível que ele colocará em backup.O dump não suporta o NFS e caso vc necessite de um backup com o dump pela rede é necessario utilizar outra ferramenta como o caso do rdump que utiliza o protocolo ssh para tal procedimento.

    O dump possui seus determinados flags. O flag -u é utilizado sempre para reescrever informações no arquivo /etc/dumpdates, pois todo o backup com o dump possui a data do backup , nível utilizado pelo backup e o nome do sistemas de arquivos caso houver. Caso nao se utilize o flag -u todos os backups SEMPRE seráo de nível 0.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !