-
te amo
-
Vamos dividir as explicação por partes, Multitarefa é a capacidade de executar mais de um processo ao mesmo tempo, preempção, a por sua vez permite ao escalonador de processos retirar os recursos alocados quando a fatia de tempo(quantum) alocada para cada processo que ganha a CPU em detrimento de outro processo. Caso não houvesse essa possibilidade, os processos executariam até encerrar completamente seu processamento e os demais processos da fila de espera ficaram aguradando indefinidamente para ter acesso a CPU.
Os sistemas operacionais modernos usam Multitarefa-Preemptiva.
-
Valeu Paulo, achei uma definição mais simples:
Lembrando que "multitarefa" de verdade, só passou exitir com os processadores multicores pois AÍ SIM, PARALELAMENTE era possível executar várias tarefas. Na época dos processadores MONOCORES, não era possivel. Você só executava uma de cada vez, contudo, como era tão rápido, meio que enganava o nosso cerebro e achávamos que era Multitarefas.
Tipo de operação multitarefa em que o sistema operacional interrompe periodicamente a execução de um programa e passa o controle do sistema a outro programa que está em espera. A multitarefa preemptiva impede que um programa monopolize o sistema. Também chamada de time-slice multitasking (multitarefa por fatia de tempo, multitarefa por fração de tempo). Pesquise também multitasking (multitarefa).
-
a-
preemptiva significa caapcidade do processador de executar ou interromper uma tarefa em andamento. sua gestao é pelo escalonamento de processos, oque estabelece criterios para ver quais processos têm prioridade e.g.: round robin, first come first served, starvation etc
-
gab a!
tanto linux quanto windows são:
multitarefas
multiusuários
preemptivos
possuem memórias virtuais
fonte: prof fabiano abreu