O Simple Network Management Protocol - é um protocolo da camada de aplicação utilizado para gerenciamento/monitoramento (ativo e passivo) de dispsitivos de rede, entre os quais roteadores, switches, servidores e dispositivos wireless, utiliza uma arquitetura cliente- servidor invertido com o uso do protocolo UDP: portas 161 nos agentes, ou seja, nos elementos gerenciados e porta 162 no gerente.
Sua comunicação se dar por mensagens entre as principais destacamos as do gerente para os agentes: SET, GET e GET-NEXT. E dos agentes para o gerente TRAP.
Possui 03 versões, SMNPv1, SMNPv2 e SMNPv3, essa última com melhorias no processo de autenticação e segurança.
As informações sobre os dispositivos são obtidas em uma base de informação padronizada chamada MIB (mangemente information base), estrutura hierarquica disposta em arvore que contém os objetos gerenciados do respectivo dispositivo, existem quatro definições de MIB.
MIB I e II : Contém os objetos gerenciados com informações sobre o estado da rede.
MIB experiemental : objetos gerenciados em fase de desenvolvimento e especificas a determinado dispositivo.
MIB privada: reuni os objetos gerenciados que oferecem informações sobre o dispositivo em si, como sua configuração atual, possibilita o reinicio e a desativação de determinados recursos.