a) R2 --> Os grãos apresentam-se brancos na aparência externa e com aspectos de uma bolha d'água. A espiga está próxima de atingir seu tamanho máximo. A acumulação de amido inicia-se nesse estádio, com os grãos experimentando um período de rápida acumulação de matéria seca. N e P continuam sendo absorvidos e a realocação desses nutrientes das partes vegetativas para a espiga tem início. A umidade é de 85% nos grãos.
b) R3 --> Fase de grão-leitoso, onde a planta define a densidade de grãos, há rápido acúmulo de matéria seca com cerca de 80% de umidade. Inicia-se proximadamente entre 12 a 15 dias após a polinização. O grão apresenta-se com uma aparência amarela, e no seu interior, com um fluído de cor leitosa.
c) R4 --> Esse estádio é alcançado com cerca de 20 a 25 dias após a emissão dos estilos-estigmas, os grãos continuam desenvolvendo-se rapidamente e acumulando amido. O fluído interno dos grãos passa de um estado leitoso para uma consistência pastosa. Os grãos encontram-se com cerca de 70% de umidade e já acumularam cerca da metade do peso que eles atingirão na maturidade.
d) R5 - Gabarito --> Esse período é caracterizado pelo aparecimento de uma concavidade na parte superior do grão, comumente designada de o "dente", coincide normalmente com o 36º dia após o princípio da polinização. Nessa etapa, os grãos encontram-se em fase de transição do estado pastoso para o farináceo. A divisão desses estádios é feita pela chamada linha divisória do amido ou linha de leite. Essa linha aparece logo após a formação do dente e, com a maturação, vem avançando em direção à base do grão. Devido à acumulação do amido, acima da linha é duro e abaixo é macio.