SóProvas


ID
2459281
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Se a deficiência de nutrientes visual estiver na parte superior da soja, quais dos seguintes nutrientes são os prováveis responsáveis?

Alternativas
Comentários
  • Boro (B) --> possui baixa mobilidade no floema da soja. Portanto, os sintomas de deficiência ocorrem inicialmente nas folhas mais novas, provocando uma desorganização dos vasos condutores. Com o agravamento da deficiência, pode ocorre a morte da gema apical, causando superbrotamento.

     

    Cálcio (Ca) --> Também possui baixa mobilidade no floema da soja. Os sintomas de deficiência ocorrem inicialmente nos tecidos mais novos das plantas. Os pontos de crescimento são afetados pela deficiência de Ca. O sistema radicular fica atrofiado, ocorrendo a morte da gema apical. Há atraso na emergência das folhas e estas, quando emergem, tornam-se deformadas, adquirindo a forma de taça, denominada de encarquilhamento. Pode ocorrer quebra do pedúnculo à desintegração da parede celulósica.

     

    Magnésio (Mg) --> Esse é móvel no floema da soja. Portanto, os sintomas de deficiência ocorrem inicialmente nas folhas velhas que apresentam clorose internerval (amarelo-claro) e as nervuras permanecem com coloração verde-pálido. A deficiência de Mg reduz a fotossíntese da soja causando diminuição da síntese dos fotoassimilados e comprometendo a produtividade da cultura. Ocorre redução no desenvolvimento do sistema radicular também.

     

    Fósforo (P) --> Também é um nutriente móvel no floema da soja. Por isso, os sintomas de deficiência ocorrem inicialmente nas folhas velhas que adquirem uma coloração verde-escuro sem brilho. Ocorre redução no crescimento, e as plantas se tornam raquíticas, com folhas pequenas. Baixa inserção das vagens e redução do número e eficiência dos nódulos na fixação simbiótica do nitrogênio.

     

    Nitrogênio (N) --> É um nutriente com alta mobilidade no floema das plantas. Portanto sintomas ocorrem inicialmente nas folhas velhas. Em situações críticas, os sintomas podem atingir também as folhas mais novas. As folhas velhas da soja vão perdendo a cor verde-escuro e adquirem coloração verde-pálido. Posteriormente, ocorre clorose generalizada (amarelecimento), causada pela menor síntese de clorofila. Com o agravamento da deficiência, a clorose progride para necrose. Com a redução na síntese dos fotoassimilados, ocorre crescimento mais lento das plantas e os grãos de soja tornam-se menores. 

     

    GAB. B

  • Nunca se esqueçam, MaGnésio nas véia e FErro nas nova