SóProvas


ID
2460844
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Ditadura Militar brasileira, iniciada pelo golpe de 31 de março de 1964 e que perdurou até 1985, ficou marcada por trazer forte repressão aos cidadãos brasileiros, bem como pela supressão de direitos e garantias fundamentais, através da edição dos hediondos Atos Institucionais (AI). No entanto, o movimento que culminou no golpe de 31 de março de 1964 teve motivação inicial bem diversa da consequência acima transcrita, que era:

Alternativas
Comentários
  • Os Militares estavam com medo do estlo de Governo Comunista de João Gurlat

  • "O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções”.


    (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.)

     

    Resposta: E

  • Correto. João Goulart não era comunista, porém, após falar sobre reformas agrárias entre outros em seus discursos, os Militares usaram a "retomada' da democracia como pretexto para a implantação do golpe militar, em 1964.

  • QUALQUER SEMELHANÇA COM A REALIDADE É MERA COINCIDÊNCIA KKKK

  • GOLPE MILITAR=> É CONTRA COMUNISMO.

  • Se errou essa questão tenho más noticias para você...

  • E) Livrar o Brasil da corrupção e do comunismo, a fim de restaurar a democracia

    Gabarito. Quando Jânio Quadros renunciou o poder, seu vice, Goulart, encontrava-se na China, com isso foi acusado pelos militares de ser um comunista, tendo sua posse até impedida por eles, após negociações ele conseguiu efetivar a posse.