-
Solicito que Sua Senhoria encaminhes a esse setor, com a máxima urgência, os materiais odontológicos que requeri no memorando n.º 067, datado de 30 de março do corrente ano.
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
Esses mesmos princípios (impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e uso de linguagem formal) aplicam-se às comunicações oficiais: elas devem sempre permitir uma única interpretação e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nível de linguagem.
-
Em vez de SUA não seria VOSSA, tendo em vista está falando com?
-
GABARITO: ERRADO
Erro 1: Deveria ser "VOSSA SENHORIA" (Estamos falando diretamente com a pessoa, neste caso)
2: No lugar de "...Sua senhoria encaminhes" deveria ser " VOSSA SENHORIA ENCAMINHE" (Concordância com os Pronomes de Tratamento:
Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.)
3. DATA: O memorando segue o padrão ofício, logo, deve conter: Local e data por extenso (faltou citar o ano também)
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
-
Vossa Senhoria e o verbo concorda na 3ª pessoa do singular.
-
Vossa: falando diretamente com a autoridade
Sua: falando indiretamente
-
VOSSA SENHORIA
-
Dica.
Vossa excelência. Falo com você
Sua excelência. Falo Sobre você
-
"encaminhes" -> 1º erro.
– CONCORDÂNCIA: VERBOS E PRONOMES POSSESSIVOS: sempre na terceira pessoa;
Vossa -> com quem se fala.
Sua -> de quem se fala.
ERRADA!
-
Sua senhoria = ja parei por ai
-
GABARITO: ERRADO
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
Exemplo: Vossa Senhoria designará o assessor.
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa.
Exemplo: Vossa Senhoria designará seu substituto. (E não “Vossa Senhoria designará vosso substituto”)
Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução.
Exemplos: Se o interlocutor for homem, o correto é: Vossa Excelência está atarefado. Se o interlocutor for mulher: Vossa Excelência está atarefada.
O pronome Sua Excelência é utilizado para se fazer referência a alguma autoridade (indiretamente).
Exemplo: A Sua Excelência o Ministro de Estado Chefe da Casa Civil (por exemplo, no endereçamento do expediente)
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.
-
Esta questão exige do candidato
conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência
oficial.
O trecho apresentado nesta
questão possui 3 erros:
- O 1º erro ocorre na construção "Sua Senhoria". De acordo com o
manual, embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor. Então, como o pronome está sendo utilizado no texto para se comunicar de forma direta com o destinatário, o correto é usar "Vossa Senhoria".
- O
2º erro ocorre no trecho "Sua Senhoria encaminhes". Conforme determina o manual, "Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa". Assim, o correto é que o verbo seja flexionado na 3ª pessoa, para que a concordância seja realizada devidamente: Vossa Senhoria encaminhe.
- O 3º erro corresponde à data (30 de março
do corrente ano). Tendo em vista que o memorando segue o padrão ofício, local e data devem ser escritos por extenso.
Gabarito: ERRADO
OBS.: Esta é uma questão aplicada em 2017 e, por isso, ainda menciona o memorando. A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o
aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam
mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão
ofício". Essa decisão se deu com o objetivo de uniformizá-lo, ou
seja, os três passaram a adotar a mesma nomenclatura e diagramação.
-
"Encaminhes", parece até o Mussum falando kkk