GABARITO CORRETO
O fluxo intenso de venezuelanos em Roraima levou o governo do estado a decretar situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional nos municípios de Pacaraima e Boa Vista. A região faz fronteira com a Venezuela, que vive uma forte crise política e econômica e gerou o êxodo de cerca de 30 mil venezuelanos para o Brasil nos últimos dois anos.
Top 10 dos países com maiores reservas de petróleo
1. Venezuela
Em 2014, a Venezuela foi o país com maior reserva de petróleo, assumindo uma participação mundial de 17,5%. De 2004 para 2014, as reservas de barris cresceram de 79,7 mil milhões para 298,3 mil milhões, o que dá uma variação de 274,3%.
2. Arábia Saudita
3. Canadá
4. Irã
5. Iraque
6. Rússia
7. Kuwait
8. Emirados Árabes Unidos
9. Estados Unidos
10. Líbia
"TOP 3" Produtores de Petróleo
1 Arábia Saudita – 10.107.000 barris por dia (14.05% do total mundial)
2 Rússia – 9.735.200 barris por dia (13.96% do total mundial)
3 Estados Unidos – 9.373.000 barris por dia (12.25% do total mundial)
http://portalamazonia.com/noticias/roraima-decreta-emergencia-com-aumento-de-fluxo-de-venezuelanos
http://www.e-konomista.pt/artigo/paises-com-maiores-reservas-de-petroleo/
http://top10mais.org/top-10-maiores-produtores-de-petroleo-do-mundo/
Hugo Chávez teve sua ascensão política durante a década de 1990. Ele era membro fundador do “Movimento Bolivariano Revolucionário 200". Um movimento de esquerda, baseado nos projetos de Simon Bolivar, Ezequiel zamora e Simón Rodriguez, que visava à tomada do poder no país. O golpe levado à diante pelo grupo fracassou, Chávez foi preso, mas tornou-se uma figura extremamente popular no país. Foi libertado durante a gestão de Rafael Caldeira.
Candidatou-se à presidência sendo eleito em 1998, com o discurso acerca de utilização da riqueza gerada pelo petróleo para levar adiante um projeto de justiça social na Venezuela. Esteve no poder durante 14 anos, tendo sido sucessivamente reeleito. É inegável que sua gestão diminuiu o quantitativo de pobres e elevou o PIB. No entanto, a questão da democracia é inversamente proporcional. Na mesma proporção que melhorava a questão social diminuía o espaço democrático.
Chávez articulou mecanismos para perpetuar-se no poder e, perseguiu opositores. Desta forma a oposição passou por um processo de radicalização , chegando até a tentativa de golpe de Estado, em 2002, que fracassou. A morte de Chávez devido a um câncer, levou o vice Nicolás Maduro ao poder, inicialmente de forma provisória.
De 2013 em diante, Maduro tornou-se presidente de fato do país, após ser eleito com uma vitória apertada sobre Henrique Caprilles.
Desde então, o quadro na Venezuela agravou-se consideravelmente, e a crise econômica embrionária tomou grandes proporções. A crise está diretamente vinculada à queda dos preços do petróleo, talvez a única riqueza efetiva da Venezuela. A dependência do petróleo, que trazia alta renda, fez com que a Venezuela não investisse o suficiente na sua própria indústria e agricultura. O país comprava tudo o que não produzia.
A queda do valor do petróleo impactou diretamente o abastecimento do mercado venezuelano, uma vez que, sem dinheiro, o governo parou de comprar itens básicos do cotidiano da população.
E, a situação piorou por conta das sanções impostas pelo governo norte-americano sob a batuta de Donald Trump. O governo de esquerda do país, que tem uma proposta bolivariana, de um “socialismo do século XXI" ou ainda “a árvore de três raízes" (Bolivar, Ramirez e Zamora) é considerado por Trump como nocivo à lógica da democracia.... e aos interesses dos EUA.
Além dos baixos preços, a Venezuela sofreu com a imposição de diminuição da exportação e a má gestão da empresa estatal de petróleo. A crise econômica da Venezuela transformou-se na maior crise da história econômica do país. A redução do valor do barril do petróleo, a ineficiência do governo e as sanções americanas levaram o país ao caos.
A crise política, econômica e humanitária que atingiu a Venezuela fez com que sua população procurasse refúgio em nações vizinhas. Quase cinco milhões de venezuelanos já fugiram do país desde 2015 e muitos deles vieram para o Brasil primordialmente através de Roraima.
Conclui-se assim, que a afirmativa apresentada está correta.
Gabarito do professor: CERTO.