PRINCIPAIS MALWARES[1] E SUAS FUNDAMENTAIS CARACTERÍSTICAS:
VÍRUS: não é auto-replicante, depende de um hospedeiro.
WORM: auto-replicante, não depende de um hospedeiro.
BACKDOOR: permite retorno do invasor, ''porta dos fundos''.
BOT/BOTNET: rede zumbi, controle remoto dos computadores.
TROJAN/CAVALO DE TROIA: presente do mal, parece inofensivo, mas é prejudicial.
KEYLOGGER: capturar as senhas digitadas no computador e enviar para o hacker. capturar as senhas digitadas no computador e enviar para o hacker. (pode ser um TROJAN da espécie Keyloggers)
Os Keyloggers e os Backdoors são os tipos mais comuns de trojans. O primeiro é utilizado geralmente para roubar senhas, enquanto que o segundo são arquivos destinados para aberturas de portas para invasão.
PHISHING: finge-se de sites da área ''financeira'', ou seja, sites fraudulentos.
ROOTKIT: esconde-se, camufla-se de supostas verificações de antivírus ''esconde-esconde''.
TRAPDOORS: falhas de programação.
SPYWARE: monitoramento de atividades. DIVIDE-SE EM: keyloggers: captura a digitação do teclado; screenloggers: registra o movimento do mouse;e adwares: mostra propagandas.
ADWARE: Do inglês Advertising Software. Tipo específico de spyware. Programa projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado de forma legítima, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos quando as propagandas apresentadas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
Adware mostrar uma mensagem com propaganda no navegador Internet.
RANSOMWARE: exige pagamento pelo Resgate dos dados.
[1] malware é proveniente do termo em inglês MALicious software. Trata-se de um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).