SóProvas


ID
2462746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia

Em seu último escrito, Teses sobre o conceito de história (1940), Walter Benjamin propõe um método de análise da história, que, ao contrário do marxismo ortodoxo, não visa estabelecer, por meio da estrutura, as leis que dominam a história, mas antes a percorrer os seus desvios, a interrogar o que, sendo superestrutural, é também marginal, para ver nesses restos desfeitos a força explosiva que pode fazer que a história dê o salto da revolução, aquele salto que a livra dos vínculos de um continuum que tudo nivela, porque progride sem nunca poder salvar. Nessa perspectiva, ele afirma: “Marx diz que as revoluções são locomotivas da história. Talvez seja exatamente o contrário. Talvez as revoluções sejam o cabo do freio de emergência da humanidade que viaja nesse trem”.


Acerca das ideias expressas acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Walter foi influenciado grandemente pelo romantismo alemão e pelo marxismo. Contudo, a religião judaica também foi preponderante.

    Ele foi capaz de fundir aqueles fatores numa visão qualitativa do tempo. Isso, baseando-a na rememoração e na ruptura revolucionária com a continuidade temporal, ao contrário daquela visão linear e quantitativa.

    Toda sua reflexão toma a forma do ensaio ou fragmento!