A) pode ser usado para medidas de macrodureza usando cargas de 1kgf a 120kgf e para microdureza, cargas de 1gf até 1000gf. Correto. "A carga varia de 1 até 100 ou 120 kgf" (Sérgio Augusto - Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos, pg. 124). "As cargas variam de 10 a 120 kgf" (Chiaverini, Vol 1, pag, 144). "Para esse método de ensaio, a carga pode variar de 49 N a 980 N (5 a 100 kgf) para ensaios com carga normal; 1,96 a 49 N para ensaios com carg pequena; e 1,96 a 0,0098 N para ensaios com microcargas" (Amauri Garcia, Ensaio dos Materiais, pg 84).
B) pode ser um método de dureza que tem semelhança com método de Rockwell, não necessitando de preparação da superfície a ser ensaiada. O ensaio Vickers é mais demorado e exige uma preparação cuidadosa do material a ser ensaioado para tornar nítida a impressão. Enquanto que a superfície da amostra do ensaio Rockwell deve ser lixada para eliminar alguma irregularidade que possa ocasionar erros.
C) utiliza um penetrador na forma de uma pirâmide alongada produzindo uma impressão que guarda relação entre a diagonal maior e a menor de cinco para um. O penetrador piramidal do ensaio Vickers é de base quadrada, não alongada. A relação indicada para o ensaio Knoop é de 7:1.
D) envolve a penetração de uma ponta de teste que produz uma deformação plástica, não permitindo a correlação entre dureza e a tensão limite de proporcionalidade (σp). Errado, o ensaio Vickers, assim como alguns outros, permite a ocrrelação com o limite de proporcionalidade, em que: HV ~= 3σp (Sérgio Augusto), "O valor numérico da dureza Vickers é da ordem de 2 a 3 vezes o valor de σp (em MPa) para os materiais duros, e em torno de 2 a 4 o valor de σp para metais" (Amauri Garcia).
Gabarito A
Bons estudos!