SóProvas


ID
2464249
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

O ensaio de tração, na maioria dos casos, é denominado ensaio convencional, sendo bastante utilizado industrialmente. Entretanto, em algumas situações, deve-se levar em consideração variações locais de propriedades e o ensaio é designado como ensaio de tração de engenharia ou ensaio de tração real. O ensaio de tração real difere do ensaio convencional porque as tensões

Alternativas
Comentários
  • A) são calculadas baseadas nas dimensões instantâneas do corpo-de-prova. (ensaio de tração real ou verdadeiro)

    B ) são calculadas levando em conta as dimensões originais do corpo-de-prova. (ensaio de tração convencional ou de engenharia)

    C) diminuem continuamente a partir da formação do pescoço no corpo-de-prova. (ensaio de tração convencional ou de engenharia)

    D) apresentam valores inferiores à tensão máxima observada no ensaio convencional. (ensaio de tração convencional ou de engenharia)

    Gabarito letra A

    Bons estudos!

  • o Ensaio Convencional não leva em conta em seus cálculos as alterações da seção. O ensaio Real já leva em consideração essa alteração. O Ensaio real é o ensaio Convencional corrigido, obtendo valores de tensões superiores ao convencional.

  • A curva convencional tensão-deformação não fornece uma indicação precisa das características de deformação do metal, principalmente nos metais dúcteis, onde ocorre a estricção que instabiliza completamente a distribuição da deformações pelo estado triplo de tensões que se estabelece na região estrita.

    Desse modo foi estabelecido um novo método para se calcular os valores reais daquelas propriedades, denominado modernamente ensaio de tração real ( ou verdadeira) que se baseia nos valores instantâneos da secção do cdp.