SóProvas


ID
246433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEJUS-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
História

A produção industrial capitalista no século XXI continua a se desenvolver a partir de dois grandes paradigmas criados no século passado: o fordismo e o toyotismo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O toyotismo, apesar de originado no Japão, mostra força maior nos países do terceiro mundo, em especial naqueles que saíram do comunismo na virada da última década de 80 para 90.

Alternativas
Comentários
  • O Toyotismo, apesar de ter sido criado por um japonês, 
  • O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolveu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Surgiu no Japão após a II Guerra Mundial, mas só a partir da crise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projecção global.

  • * Toyotismo: É um modo de organização da produção capitalista originário dos EUA, criado após a Segunda Guerra Mundial, resultante da conjuntura desfavorável do país no período. Este modo de organização produtiva foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo americano), adquirindo uma projeção global.

    Tem como característica principal a Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistência de escalas que viabilizassem a rigidez. A mecanização flexível consiste em produzir somente o necessário, contrariando o fordismo, que produzia o máximo possível e estocava o excedente. A produção toyotista é flexível à demanda do mercado.
    * Fordismo: Foi iniciado nos EUA onde o ritmo da produção é imposto pelas máquinas, o trabalhador faz um consumo de tarefas especializadas e de participar mais do consumo.
  • MEUS AMIGOS HÁ UMA INCOERÊNCIAS NAS RESPOSTAS...ORIGINOU-SE NOS EUA OU NO JAPÃO??

    POR VALERIA PANTALEÃO
  • O Toyotismo foi criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, tendo como idealizador Taiichi Ohno, justamente em função da inviabilidade em adotar o sistema americano fordismo, já que para a implementação desse sistema eram necessários enormes investimentos e uma grande quantidade de mão-de-obra, o que o Japão não possuia na metade do século XX, se vendo restrito a um pequeno mercado consumidor, com pouca matéria-prima e limitação de espaço geográfico.

    Espero ter ajudado.

  • Lidiane. sua cópia está equivocada, pois o site do Wikipédia pública essa informação:

    Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica daToyota no Japão (dando origem ao nome) após a Segunda Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.

    O link está abaixo para aqueles que queiram conferir.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo

    S
    e vamos postar mensagens que elas sejam com o intuito de ajudar e não confundir.

    Bons estudos.
  • Toyotismo

    O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolveu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Surgiu no Japão após a II Guerra Mundial, mas só a partir da crise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projecção global.


  • Afirmativa ERRADA - o toyotismo NÃO mostra força maior nos países do terceiro mundo, conforme nos explica o professor Alex Mendes, do curso EVP, "Os países periféricos industrializados apresentam em geral uma entrada acelerada no Toyotismo, inclusive nos países que abandonaram o comunismo como sistema sócio-econômico, mas de maneira geral, as técnicas de produção e gestão do também denominado pós-fordismo é implantado com maior força nos países centrais (desenvolvidos) que são líderes da 3ª Revolução Industrial (Técno-científica-informacional)." FONTE: http://www.euvoupassar.com.br/?go=artigos&a=bfvDt4R9eyYh15RbBLzKfYLhcno96d_lqVuAYfOBl6o~.
  • Países que saíram do comunismo. Pensem naqueles países da Europa Oriental. Exemplos: Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Armênia, Azerbaijão, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Lituânia, Letônia e Moldávia-integrantes da antiga URSS) e os estados-satélites da Alemanha Oriental( Polônia, Tchecoeslováquia, Hungria, Bulgária, Romênia). Lembrem-se que todos esses países uniram-se militarmente pelo Pacto de Varsóvia, em 1955, e que em 1991 este se desfez.  A industrialização nesses países estava completamente atrasada, vide a Rússia, que nos anos 90 tinha a LADA como sua principal marca de automóveis. Acredito que o erro da questão é afirmar que a força maior do Toyotismo foi nos países que saíram do comunismo, pois somente depois de 2000 que se percebeu um crescimento industrial significativo naquela região, sendo que há vários exemplos anteriores a isso como o modelo implantado nos Tigres Asiáticos e até mesmo em países como África do Sul, Brasil e México. Os países que saíram do comunismo não entraram de cabeça no capitalismo. Primeiramente, se fez uma transição para as sociais democracias. O toyotismo só passou a integrar mais fortemente o sistema de produção nesses países após o enfraquecimento dessas sociais democracias, bem como à subordinação neo-liberal em que vários países penetraram para conseguir as vantagens de integrar a União Europeia. 
    Retirei alguma ou outra informação desse ensaio sobre toyotismo.
    Ricardo Antunes -ADEUS AO TRABALHO? -Ensaio sobre as metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho -8° edição   EDITORA DA UNICAMP Copyright O by Ricardo Antunes-http://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/antunes-adeus-ao-trabalho.pdf
  • Gente, essa questão dá pra resolver com conhecimentos elementares de atualidades...  Esses sistema de classificação em países de 1º, 2º e 3º mundo é deveras ultrapassada, pois remonta ao contexto da Guerra Fria. Nela, 1º mundo: os países que atualmente são os chamados desenvolvidos, economias capitalistas industrializadas. 2º mundo: os países socialistas (ex-URSS, China, Cuba) 3º mundo:os atualmente subdesenvolvidos/emergentes, ou seja, economias capitalistas não industrializadas ou em processo de industrialização. Assim, de cara, ao encaixar os países ex-socialistas como países de 3º mundo, já podemos ver que é uma questão errada. Abraços. 

  • Toyotismo

    O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolveu a partir da globalização do capitalismo na década de 1980. Surgiu no Japão após a II Guerra Mundial, mas só a partir da crise capitalista da década de 1970 é que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projecção global.