SóProvas


ID
2464375
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Uma propriedade mecânica importante a ser considerada é a dureza. Ela é uma medida de resistência de um material a uma deformação plástica localizada. Os primeiros ensaios de dureza eram baseados em minerais naturais. Ao longo dos anos, novas técnicas quantitativas para detecção da dureza foram desenvolvidas e, hoje, existem vários ensaios conhecidos, normatizados e amplamente descritos na literatura específica que detalham métodos pelos quais os valores de dureza dos materiais podem ser determinados.

Com base no conhecimento desses métodos, qual dos ensaios de dureza listados a seguir utiliza um penetrador de diamante muito pequeno, com geometria piramidal e que é forçado contra a superfície do corpo de prova para detecção da dureza, além de ser usado para testar materiais frágeis, como os materiais cerâmicos?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não aceitaria como resposta também a Dureza Vickers.?

  • A banca aceitou a resposta - Dureza Vickers. Embora o ensaio Knoop seja utilizado para materiais frágeis.

    Callister:

    Cap - 06

    Pg - 95/96

  • Dureza Vickers - 1g - 120kg (microdureza 1g-1000g / macrodureza 1kg - 120kg)

    Dureza Knoop 1g-1000g

    Ou seja, poderia ser os dois.

  • Para resolver essa questão vamos a mais uma revisão sobre os ensaios de dureza, para que de uma vez por todas você entenda e grave esses conceitos.

    Os ENSAIOS DE DUREZA são baseados no princípio de penetração na superfície do metal por meio de uma aplicação de uma carga por intermédio de um penetrador.

    ENSAIO DE DUREZA BRINELL

    É o primeiro ensaio grandemente aceito e padronizado e tornou-se popular devido à relação de valores resultantes e a resistência à tração.

    Uma carga P é aplicada por meio de uma esfera de diâmetro D na superfície de ensaio. Como resultado a superfície irá ficar com uma impressão em forma de calota esférica de diâmetro d. Esses valores podem ser usados para determinar o valor da dureza Brinell por meio de tabelas ou pode-se calcular por meio da equação representada a seguir.

    Uma das limitações do método Brinell é não poder ser usado em superfícies muito duras ou de dureza idêntica à da esfera penetradora, pois ela se deformaria durante o ensaio e não pode também ser usado em peças muito finas.

    ENSAIO DE DUREZA KNOOP

    O método Knoop é utilizado para a medição de dureza sobre áreas muito pequenas, microdureza, na qual um penetrador de diamante, com formato piramidal, é pressionado contra uma superfície. A carga varia de poucas gramas até 1 kgf e é aplicada durante 15 segundos. Esse método também pode ser usado para testar materiais frágeis, como os materiais cerâmicos

    O comprimento da impressão é medido em milímetros e o número de dureza é calculado dividindo-se a carga pela área projetada da impressão.

    ENSAIO DE DUREZA VICKERS

    É um método utilizado amplamente em trabalho de pesquisa, pois fornece uma escala contínua de dureza para uma determinada carga.

    Ela se baseia na resistência que o material oferece à penetração de um penetrador de diamante em forma de pirâmide de base quadrada e ângulo entre faces de 136º, sob uma determinada carga.

    A dureza é dada pela razão da carga com a área da impressão.

    Sendo P a carga aplicada, L a diagonal de impressão e θ o ângulo entre as faces opostas.

    ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL

    É um processo universalmente mais utilizado, devido a sua rapidez, facilidade de execução, isenção de erros pessoais, capacidade de distinguir pequenas diferenças de dureza em aço temperado e ainda porque impressões obtidas apresentam pequenas dimensões. Pode ser usado também para ensaiar ligas muito duras, pois um dos penetradores possui ponta de diamante.

    Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga, para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois aplica-se a carga do ensaio propriamente dita.

    O valor indicado na escala do mostrador é o valor da dureza Rockwell. Este valor corresponde à profundidade alcançada pelo penetrador, subtraídas a recuperação elástica do material, após a retirada da carga maior, e a profundidade decorrente da aplicação da pré-carga.

    Portanto, o ensaio Vickers é o ensaio de dureza que utiliza um penetrador de diamante muito pequeno, com geometria piramidal e que é forçado contra a superfície do corpo de prova para detecção da dureza, além de ser usado para testar materiais frágeis, como os materiais cerâmicos, conforme traz a alternativa (C).

    Resposta: C

  • Também acredito que a questão deveria ser anulada, temos duas respostas corretas Knoop e Vickers!

    Pelo menos com as informações dadas no enunciado não da pra distingui-las.

    Caso alguém saiba o porquê da banca ter optado pela alternativa B, por favor, poste nos comentários!

  • Questão passível de recurso.

  • Dureza Vickers (HV) 

    Utiliza‐se um penetrador de diamante (indeformável) em formato piramidal com ângulo de face de 136°;

    Indentador piramidal de base quadrada.

    Dureza Knoop

    Utiliza o mesmo princípio da microdureza Vickers (mesmo equipamento), com um penetrador de diamante que produz uma impressão em que a relação entre a diagonal maior e a menor é de 7:1;

    Indentador piramidal de base em forma de losango;

    A penetração é a metade da obtida com um penetrador Vickers para uma mesma carga.

    Questão

    "penetrador de diamante muito pequeno, com geometria piramidal "

    Forcei a barra para achar esses argumentos para aceitar a letra B como gabarito único da questão.

  • Questão deveria ser anulada !!!!