SóProvas


ID
246439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEJUS-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
História

A produção industrial capitalista no século XXI continua a se desenvolver a partir de dois grandes paradigmas criados no século passado: o fordismo e o toyotismo. Com relação a esse tema, julgue os itens que se seguem.

O fordismo foi totalmente superado, em especial na China, onde a produção industrial se baseia inteiramente no conceito de garantias trabalhistas e sindicatos fortes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Incorreto
    Comentário: O modelo chinês se baseia no uso intensivo de mão-de-obra devido ao elevado contingente populacional, portanto no sistema fordista de funções manufaturadas, trabalho repetitivo, demandando baixa qualificação profissional e com hiper-especialização funcional.

    CREDITOS: PROF ALEX MENDES (EVP)
  • Fordismo:
    Aperfeiçoamento e mecanização (esteira móvel) do sistema criado por Taylor.
    1913- proibição do uso do cronômetro (pelo estado americano)
    1914- Ford cria a linha de produção

    Características do Fordismo: Crediário: atrair o consumo (até para os próprios operários), Introduziu o marketing como nunca antes, Aumentou os salários a padrões desconhecidos, Reduziu a jornada de trabalho para 8 horas, Criou a Produção em Massa, a Verticalização (extração da matéria-prima até a comercialização do produto) e o "just in time" (não existe estoque, você produz o que vende), Criou o trabalhador Ford (sob vigilância: hábitos dentro e fora da empresa).

    Princípios:

    Intensificação: maior velocidade possível = linha de montagem
    Economicidade: menor tempo possível, sem empaco de produção ("just in time")
    Produtividade: máximo de produção no menor tempo.
    Item Errado
    Wikipédia 
    W

  • Item errado.
    O Fordismo foi totalmente superado, em especial pelo Japão, onde o modelo de produção enxuta passou a vigorar pelo Sistema Toyota de Produção. Assim, a produção de massa de Taylor foi substituída pela produção enxuta de Ford, que apesar de trazer menores números de lotes de produção, desenvolveu mais variedades de produtos, permitindo o aumento de eficiência do resultado e eliminando os desperdícios.  
     
    Segundo fonte da Wikipédia,
    Na década de 1970, após os choques do petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o fordismo e a produção em massa entram em crise e começam gradativamente, sendo substituídos pela produção enxuta, modelo de produção baseado no Sistema Toyota de Produção ou toyotismo. Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e põe um ponto final no fordismo.
     
    O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing. [carece de fontes?]
    A criação do Sistema Toyota de Produção se deve, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
    O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados. No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.
    Já no Sistema Toyota de Produção, os lotes de produção são pequenos, permitindo uma maior variedade de produtos. Exemplo: em vez de produzir um lote de 50 sedans brancos, produz-se 10 lotes com 5 veículos cada, com cores e modelos variados. Os trabalhadores são multifuncionais, ou seja, conhecem outras tarefas além de sua própria e sabem operar mais que uma única máquina. No Sistema Toyota de Produção a preocupação com a qualidade do produto é extrema. Foram desenvolvidas diversas técnicas simples mas extremamente eficientes para proporcionar os resultados esperados, como o Kanban e o Poka-Yoke
  • Estou começando a cansar desses comentários de Wikipedia..
  • Essa questão é necessário ler só até ... CHINA! A China vive intesamente esse modelo de produção determinado por ritmos de máquinas e correndo contra o tempo, com o modelo econômico capitalisa exacerbado.

  • Galera, cuidado com as fontes do Wikepedia!

    Lembrando que o "just in time" é do modelo introduzido pelo TOYOTISMO e não pelo Fordismo!