SóProvas


ID
2465362
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo sobre assessoria e consultoria no serviço social, de acordo com Bravo (2010).

( ) A assessoria é espaço contraditório passível de conflitos de interesses e também de consensos.

( ) O profissional tem autonomia ampla e garantida através do seu saber teórico-metodólogico e habilidades técnicas-operacionais.

( ) Em quase todos os trabalhos de assessoria, a ruptura ao tradicionalismo acontece através da pesquisa-ação.

( ) Assessoria compõem os três sentidos de mediação propostos por Freire (2003): pesquisa, educação e assessoria.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • (...) Esse espaço na área do trabalho é sempre um espaço contraditório — passível de conflitos de interesses e também de consensos —, onde o profissional que coordena o trabalho tem uma RELATIVA autonomia, limitada e muitas vezes pequena, que poderá ser utilizada no sentido de favorecer mais os trabalhadores ou somente os empresários, em dependência do seu saber teórico‑metodológico, de suas habilidades técnico‑operacionais e de sua postura ético‑política (conforme fartamente exemplificado em Freire, 2003).

     

    Lúcia Freire, a partir de sua experiência de assessoria em diversas empresas e às entidades de trabalhadores, reflete sobre as questões que se apresentam ao assessor na área do trabalho. A partir dos interesses contraditórios que envolvem o processo de assessoria, a autora afirma a possibilidade de o assessor potencializar os interesses dos trabalhadores, estabelecendo uma ação que caminhe na perspectiva de ruptura com o tradicionalismo na construção de direitos (...) Portanto, existem diversas dimensões de assessoria e consultoria (...) Em todas as dimensões, foi encontrado um ponto comum importante, utilizado desde a década de 1970, em trabalhos participativos, sendo uma estratégia que compreende uma técnica que exige competência e habilidades; enfim, é um meio de trabalho que gera um determinado produto. Trata‑se da pesquisa‑ação ou pesquisa participante, muito usada nesse processo de assessoria, em voga e polemizada na década de 1980 e hoje silenciada, sem menção explícita no rol dos meios que tratam das atribuições e do projeto ético‑político do Serviço Social no Brasil.

     

    A pesquisa‑ação é um processo de trabalho que convoca os assessorados à reflexão sobre os dados que fornecem, com a diferença de o assessor possuir um acúmulo distinto de saber e de experiência. Ele o exercita como profissional pesquisador e para coordenar o processo educativo de levantamento e reflexão sobre necessidades e meios para atendê‑las, de propostas de mudanças e de melhorias pelos usuários, cujos dados e análises se tornam, ao mesmo tempo, fonte de pesquisa. Nesse processo, podem ser efetivados os três sentidos de mediação (ou processos de mediatização), propostos por Freire (2003) para o trabalho de Serviço Social na direção do projeto ético‑político de ruptura com o conservadorismo, incluindo a pesquisa, a educação e a assessoria como meio de seu trabalho.