Atentar para o preparo da pele:
Os pacientes deverão ser submetidos a banhos com clorexidina a 2% no dia anterior, incluindo lavagem dos cabelos, e no dia do procedimento cirúrgico, sem lavagem dos cabelos, para minimizar a colonização microbiana da pele.
Preparo do campo cirúrgico:
A degermação do campo cirúrgico deverá ser realizada utilizando-se solução de PVPI degermante seguido de aplicação de Ioban® ou PVPI alcoólico. O uso de PVPI degermante seguido por aplicação de álcool a 70% (ou combinação de PVPI tópico com álcool a 70%) é inadequado, devido ao efeito residual curto do álcool a 70%.
Realizar a retirada de pelos por clipagem :
A tricotomia deve ser evitada. Somente deve ser realizada se a presença dos pelos atrapalhar tecnicamente a execução da cirurgia. Quando necessária, deverá ser realizada com tricotomizador, no Centro Cirúrgico, e imediatamente antes do ato cirúrgico.
Profilaxia cirúrgica com antimicrobiano imediatamente antes do início da cirurgia:
A primeira dose do antibiótico usado na profilaxia cirúrgica deverá ser administrada meia a uma hora antes da cirurgia (ou seja, no início da indução anestésica) e deverão ser administradas doses adicionais a cada 4 horas durante o ato cirúrgico e a cada 8 horas após seu término por um período de 48 horas.
FONTE: hgb