Comentário sobre as assertivas:
Antidepressivos são medicamentos de escolha em atendimentos de urgências psiquiátricas.
Não são utilizados, pois não há evidências que embasem a prescrição de antidepressivos em crises agudas, haja vista que não possuem efeito imediato. Um exemplo de distúrbio ansioso que pode fazer uso de antidepressivos: TOC (tratamento a longo prazo)
Neurolépticos são medicamentos de escolha em atendimentos de emergências psiquiátricas. ( Não são utilizados em casos agudos, pelos mesmos motivos supracitados. Não é a classe medicamentosa ideal para esse distúrbio, e não possui efeito imediato)
Benzodiazepínicos são medicamentos de escolha em atendimentos de urgências psiquiátricas. GABARITO
Beta-bloqueadores como o propranolol são medicamentos de escolha em urgências psiquiátricas, porém, deve-se atentar para efeitos colaterais como o aumento da condução cardíaca e hiperglicemia.
(Mesmo que o candidato não saiba se os betabloqueadores são indicados ou não para crises agudas, já dá pra descartar pelos efeitos colaterais citados. Betabloqueadores BLOQUEIAM os estímulos adrenérgicos do sistema simpático, portanto, não aumenta a condução elétrica, tampouco eleva a glicemia, prevalecendo efeitos parassimpáticos. Ex: bradicardia e hipoglicemia)
Fonte utilizada nos comentários sobre os fármacos: TOWNSEND, MARY C. Enfermagem Psiquiátrica: Conceitos de Cuidados. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 864p.