SóProvas


ID
2465998
Banca
AOCP
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a instrumentalidade do Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "Nesse sentido, e numa perspectiva ontológica, teleologia e causalidade são compreendidas como partes de um mesmo processo, ou em termos precisos, se apresentam em uma determinação reflexiva."

     

    Fonte:http://www.ufjf.br/ppgservicosocial/files/2015/03/fillipe.pdf

  • Para comentar a questão iremos recorrer a principal obra que trata da temática de Yolanda Guerra "A instrumentalidade no trabalho do assistente social". Destarte, é necessário expor primeiramente que instrumentalidade não se refere aos instrumentos e técnicas utilizados pelo assistente social no exercício profissional. Instrumentalidade diz respeito a capacidade de responder às demandas que lhe chegam no agir profissional. Nesse sentido, instrumentalidade é a capacidade que o Serviço Social possui de se auto transformar e com base no seu projeto ético-político alcançar os seus objetivos. Por isso, é fundamental ter em mente quais são os objetivos reais dessa profissão e quais são seus compromissos bem como a qual classe deve atender. Assim, a instrumentalidade pressupõe a articulação das dimensões da profissão: a técnico-operativa, a ético- política e a teórico metodológica para se alcançar determinado fim. Além disso, ao elencarmos nossos objetivos nos tornamos partícipes e sujeitos da história, visto ser esta última passível de transformação. Então, isto significa que apesar da inserção na divisão social e técnica do trabalho, a qual condiciona e exerce influência no exercício profissional do assistente social pois este se torna um trabalhador assalariado, é possível traçarmos estratégias e alternativas para romper com o instituído. Sendo assim, a instrumentalidade está diretamente relacionada aos meios e fins. Vale pensar que fins éticos exigem meios éticos. Iremos agora comentar cada alternativa:

    a) Esta alternativa está incorreta. Conforme vimos, o conjunto de instrumento técnico-operativos se resume ao instrumental utilizado pelo profissional no exercício profissional como visita domiciliar, análise bibliográfica, entrevistas, dentre outros. Já o conceito de instrumentalidade está relacionado a uma capacidade da profissão de alcançar determinada finalidade no atendimento das necessidades sociais. 

    b) Esta alternativa está correta. A autora destaca que toda atitude teleológica finaliza na instrumentalidade, pois a primeira é a capacidade de projetar primeiramente no plano ideal (na mente) aquilo que deseja se alcançar. Portanto, esta atitude permite transformar coisas para que elas se tornem meios para alcançar seus objetivos e sua causa final (causalidade). A instrumentalidade, então, nada mais é que a capacidade que o Serviço Social adquiriu para dar respostas as demandas que lhe chegam, observando que a profissão possui objetivos e compromissos a cumprir como pautado pelo seu Projeto ético-político.

    c) Esta alternativa está incorreta. A instrumentalidade pressupõe a mediação. Observando que a mediação é uma categoria marxista que busca superar o imediato, a aparência na busca de conhecer a essência do objeto e a totalidade social, a instrumentalidade requer essa categoria no sentido de romper com o instituído ao buscar responder as demandas do exercício profissional alterando a realidade vigente. Sendo assim, a instrumentalidade também almeja ultrapassar o fetiche da aparência.

    d) Esta alternativa está incorreta. A instrumentalidade não se limita a responder demandas de instrumentais, isto é, aquelas exigidas, principalmente, devido a contradição capital X trabalho e que são emergenciais e imediatas. É necessário reconhecer que o assistente social pode traçar alternativas para ir além das respostas exigidas pelos empregadores e que em cada contexto histórico e social essa possibilidade se retrai e se expande, de acordo com a correlação de forças. Deve-se estar atento para não recair no fatalismo, em que acredita que nada é possível contra o capital, nem no messianismo, em que o poder da profissão é superestimado.

    e) Esta alternativa está correta. A assertiva erra quando nega o afirmado pois conforme vimos a instrumentalidade é justamente a capacidade adquirida pela profissão de criar e modificar meios para se alcançar determinados objetivos.


    RESPOSTA: B

  • B- A instrumentalidade é o resultado da junção da teleologia e da causalidade - ela diz respeito a uma capacidade adquirida pela profissão que possibilita responder às demandas colocadas na sua práxis.

  • A instrumentalidade é um conjunto de instrumentos técnicos-operativos que o assistente social utiliza no cotidiano para desenvolver seu exercício profissional.

    B

    A instrumentalidade é o resultado da junção da teleologia e da causalidade - ela diz respeito a uma capacidade adquirida pela profissão que possibilita responder às demandas colocadas na sua práxis.

    C

    A instrumentalidade não pode ser utilizada como mediação.

    D

    A instrumentalidade se limita ao desencadeamento de ações instrumentais.

    E

    Instrumentalidade não é a capacidade adquirida pelo profissional durante o processo de atuação de planejar e estabelecer objetivos com a finalidade de alcançar resultado.