-
GABARITO D
-
ISSO É ARQUIVOLOGIA MANO
-
QUESTAO CLASSIFICADA ERRADA DEVERIA ESTA NO ASSUNTO ARQUIVOLOGIA O QUE FAZ AQUI? EM ASSUNTOS REFERENTES AO ATENDIMENTO AO PUBLICO O QUE TEM HAVER? ARQUIVOLOGIA COM ATENDIMENTO AO PUBLICO?
-
GAB. D
Como já dito pelos colegas, a classificação está errada. É de arquivologia, e não de atendimento ao público.
Segue os conceitos:
Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
Fonte:
http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html
-
Gab D
Errei, fui de a :(
-
Deixando um bizu: Os princípios da arquivologia são da tribo POIUC:
Proveniência (não misturar)
Organicidade (estrutura nas relações internas e externas)
Indivisibilidade (preservar sem dispersão, multilação, destruição)
Unicidade (caráter único)
Cumulatividade (formação progressiva e natural)
arquivos não são colecionados!
-
a. Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds)
Definição de Duchein (1977): o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.
b) Indivisibilidade (ou integridade arquivística) Segundo Heloísa Bellotto os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.
c)Unicidade: Os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos.
d)Organicidade: Segundo Heloísa Bellotto os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.
e)Cumulatividade: O arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. De acordo com Lodolini, essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.
Estratégia Concursos
-
ORGANICIDADE
Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora.
http://www.arquivos.uff.br/index.php/glossario-de-terminologia-arquivistica
-
o arquivo tem essa relação umbilical com a instituição
-
a) proveniência - Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.
b) indivisibilidade - ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
c) unicidade - Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.
d) organicidade - As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
e) cumulatividade - O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.
-
Gabarito D
PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICO
• Proveniência (procedência - respeito aos fundos - ordem primitiva - ordem original) arquivos originários e individuais que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente;
• Cumulatividade: formação progressiva, natural e orgânica.
• Organicidade: espelham as funções e as atividades de uma entidade produtora;
• Pertinência: classificado por assunto ou temático.
• Autenticidade: manter sua integridade (fidedignidade) da forma que foi produzida.
• Unicidade: todo documento é ÚNICO, produzido em número limitado de cópias (vias).
• Territorialidade: A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados.