-
Boa não sabia essa. Obrigado Sanara castro.
-
LETRA C
Imagine que você esteja navegando pela internet normalmente quando, de repente, um suposto site da Polícia Federal traz mensagens estranhas dizendo que o seu computador está sendo monitorado devido à quebra de certas regras de uso e você precisa pagar uma quantia para que ele seja normalizado. De forma mais surpreendente ainda, é mostrado o seu número de IP e a cidade onde você está – bastante convincente, não?
Ao tentar sair do site, mensagens popup avisam que o navegador está lacrado e toda vez que você pressiona o botão “Sair” ou “OK”, a mensagem se repete, em um loop infinito.
A verdade é que esta é uma fraude que pega muitos leigos de surpresa e costuma ser desencadeada a partir da visita a sites de software pirata ou de pornografia. Conhecido como ransomware, esse golpe geralmente envolve o pagamento de resgates.
Veja algumas dicas para identificar o golpe.
---> A CIA, o FBI ou a Polícia Federal não monitoram computadores dessa forma, enviando mensagens e cobrando resgate pelo uso do navegador ou de arquivos;
---> Saber o seu número de IP e a cidade onde você está é mais fácil do que você imagina. Portanto, isso não torna o golpe mais verdadeiro;
---> A incrível mágica de “lacrar” o navegador nada mais é do que um JavaScript que ativa janelas de aviso e isso pode ser neutralizado.
https://canaltech.com.br/o-que-e/seguranca/O-que-e-ransomware-e-como-se-livrar-dele/
-
Complementando (novidades 2017):
Recentemente, uma nova onda de ataques de ransomware atingiram o mundo. Muitas empresas e hospitais no mundo foram atacados pelo novo ransomware chamado de Petya/GoldenEye. Ele tem se espalhado rapidamente por todas as partes do mundo, inclusive no Brasil.
O que é Petya/GoldenEye?
Semelhante ao WannaCry, Petya usa a vulnerabilidade Eternal Blue para infectar dispositivos Windows, especialmente versões mais antigas do Windows.
Diferentemente do WannaCry que criptografa um arquivo de cada vez, o Petya é muito mais perigoso, já que pode danificar o disco rígido, impedindo-o de entrar em seu sistema.
>> Como funciona o ataque do ransomware Petya?
Enquanto Petya estiver infectando o computador, a Tela Azul da Morte pode ser um sinal e então o sistema irá reiniciar para terminar o processo de CRIPTOGRAFIA. Isto pode ser ignorado facilmente já que o processo faz parecer que o Windows está verificando e reparando o sistema. Após o PC ser reiniciado, os arquivos do computador já estarão criptografados e uma mensagem aparecerá pedindo que o usuário pague uma quantia para ter seus arquivos de volta.
Fonte: http://www.iobit.com/pt/tips-como-se-proteger-do-ransomware-petya/goldeneye-94.php?p=imf
-
O dia que vi essa notícia nos jornais, eu tive a ctz que seria cobrado rapidamente em alguma prova! 0.o
Gab: C
-
To impressionada com essa questão tão atual. Mt bacana!
Só acertei pq as outras alternativas eu conhecia. Rsrsrs.
Gab- C
-
GABARITO LETRA C
Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.
-
Ao que parece, foi anulada apenas pelo assunto não estar no conteúdo programático do edital. Nenhum erro quanto ao enunciado ou ao gabarito.
-
Deve ter sido anulada porque não espécie de vírus, mas sim espécie de malware!!