-
Dispositivo de proteção contra surtos: protege a instalação das descargas atmosféricas "rebatendo" as sobretensões para o aterramento.
-
Hidrante:
Ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas (duplo) saídas contendo válvulas angulares comseus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.
-
a)Dispositivo de proteção contra surtos: dispositivo destinado a limitar sobretensões transitórias. NBR5410-6.3.5.1
b) Sinalização de ALERTA: visa alertar para áreas e materiais com potencial de risco de incêndio ou explosão. NBR13434-1-3.3
c) MANGOTINHO: ponto de tomada de água onde há uma (simples) saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador (se necessário), mangueira semirrígida, esguicho regulável e demais acessórios.NBR13714-3.12
d) Subsistema de DESCIDA: parte do SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas) externo destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde o subsistema captor até o subsistema de aterramento. NBR5419-3,10
-
a) Dispositivo de proteção contra surtos: dispositivo destinado a limitar sobretensões transitórias. (NBR 5410 - 6.3.5.1 Generalidades Esta subseção trata da seleção e instalação de dispositivos destinados a prover proteção contra sobretensões transitórias nas instalações de edificações, cobrindo tanto as linhas de energia quanto as linhas de sinal).
b) CONCEITO DE SINALIZAÇÃO DE ALERTA. Sinalização de orientação e salvamento:Sinalização que visa indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o seu acesso e uso adequado (NBR 13434-1)
c) CONCEITO DE MANGOTINHO. Hidrante: ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas ( duplo) saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios (NBR 13714).
d) CONCEITO DE SUBSISTEMA DE DESCIDA. 3.11 subsistema de aterramento: Parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica na terra. Este elemento pode também estar embutido na estrutura (NBR 5419)