-
Letra E. Antes o multiprocessamento era restrito a clusters instalados em universidades e centros de pesquisas. Hoje, se possui um processador Core2Duo, DualCore, QuadCore, etc, você tem multiprocessamento em sua mesa de trabalho.
-
a) Na estrutura de processamento Multitarefa, é permitida a realização de diferentes tarefas simultaneamente,
desde que com múltiplos processadores.
b) Na Multitarefa, o processador trabalha em várias partes de um mesmo programa ou em vários programas concorrentemente.
c) Na estrutura de processamento tipo Multiprogramação, não é permitida a execução concorrente, ou aparentemente simultânea de múltiplos programas por um único computador.
d) Na estrutura de processamento tipo Multiprocessamento, vários usuários passam a compartilhar o mesmo computador.
e) Na estrutura tipo Multiprocessamento, o sistema usa múltiplos processadores para executar um ou vários programas. Também é chamado de processamento paralelo. CORRETO
Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos.
-
Na estrutura de processamento Multitarefa, é permitida a realização de diferentes tarefas simultaneamente, desde que com múltiplos processadores.
Mesmo sendo a resposta correta a letra E, essa letra A está correta. Um processador não realiza tarefas simultâneas. A cada instante de tempo, ele está executando apenas uma instrução. É um pseudo-paralelismo. Para ele executar tarefas simultâneas, somente com múltiplos processadores.
Questão passiva de recurso.
-
Discordo do amigo acima,
a) Na estrutura de processamento Multitarefa, é permitida a realização de diferentes tarefas simultaneamente, desde que com múltiplos processadores.
desde que com múltiplos processadores???
isso não é condição necessária para a multitarefa mas sim para multiprocessamento.
-
Tiago...
Na estrutura de processamento Multitarefa, é permitida a realização de diferentes tarefas simultaneamente, desde que com múltiplos processadores.
Um processador não realiza diferentes tarefas simultaneamente. Se ele for multiprocessador, aí consegue. Em cada unidade de tempo, um processador realiza apenas uma instrução.
Agora, veja o seguinte: definição de simultâneo.
"que se faz ou se realiza ao mesmo tempo (ou quase) que outra coisa; concomitante, tautócrono"
"(ou quase)" que faz o gabarito ficar certo. Realizar várias tarefas quase ao mesmo tempo está correto. Realizar ao mesmo tempo está errado.
Ficar esperto com isso!
-
Tem razão Wilson, se for ver "simultaneamente" ao pé da letra a questão estaria certa e caberia recurso ai. Na minha opinião o que a questão queria "trabalhar" era o mesmo raciocinio que fiz no comentario acima, o que mostra que o cara que fez a questão e eu (lógico) estavamos equivocados.
muito bem observado, obrigado pela dica, bons estudos!
-
qual seria o erro da b?
multitarefa não é quando vários programas compartilham recursos?
-
b) Na Multitarefa, o processador trabalha em várias partes de um mesmo programa ou em vários programas concorrentemente - Isso não é característica de um multitarefa, mas sim de um multithreads. Várias partes do mesmo programa, apenas com muitas threads. Ser multitarefa não garante isso.
-
Thiago...
Para a questão A) ficar certa, deveria ser usado o termo "Multiprocessamento" ao invés do termo "Multitarefa".
Veja essa definição tirada da Wikepedia: "Multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos. Pressupõe a existência de dois ou mais processadores. Difere da multitarefa, pois esta simula a simultaneidade, utilizando-se de vários recursos, sendo o principal o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos."
Fique esperto que em concursos muitas vezes o termo "simultaneamente" é usado para "quase simultaneamente"
Abraços
-
a) O CESPE também está com esse entendimento:
CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas
Um sistema operacional multiprogramável somente pode executar várias tarefas ao mesmo tempo quando o computador no qual ele está instalado possui mais de um processador de dados.
Gab E
b) Na Multitarefa, o processador trabalha em várias partes de um mesmo programa ou em vários programas concorrentemente.
Pode ser também conceito de Sistemas com Múltiplos Processadores, pois o mesmo programa pode ser subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.
-
Penso q vcs nao devem interpretar o portugues ao pe da letra(simultaneo=ao mesmo tempo, ou quase), da forma como esta no dicionario, mas fixar o q dizem os autores.
O emprego do termo simultaneo, concorrente ou paralelo eh usado, em SO, para designar dois ou mais processos em execucao num dado instante. Isso so pode ser conseguido com mais de um processador, o q torna a A correta.
-
Discordo do colega acima:
A questão diz Se a estrutura tiver 2 processadores ou mais e satisfazer a a necessidade de executar diferentes tarefas simultaneamente, não é Multitarefa e sim Multiprocessamento.
-
ao meu ver B e E estão corretas: Multitarefa é o SO "dividir" a memória (multiclusters) e alocar tempo no ÚNICO processador para cada cluster, assim da-se a impressão de simultaneidade porém o processador só trabalha com partes de um ou de vários programas concorrentemente. Multiprocessamento, como o próprio nome indica, é uma CPU com vários processadores embutidos (Core2, p.ex.), neste, os processadores podem trabalhar com vários programas ao mesmo tempo (paralelismo) já que cada processador é considerado como uma máquina distinta das outras - Observem que neste não há "intervenção" do SO, apesar que hoje há os "híbridos" (Multi-tarefa-processamento). A resposta E estar correta, não questiono. O que questiono é o que está escrito na Resposta B para a banca julga-la errada ou menos correta?
-
Rolou uma pegadinha com as definições (Ver abaixo), pois sistemas multiprogramáveis tem haver com compartilhamento de recursos computacionais (Memoria, CPU, dispositivos de E/S) enquantosistemas com múltiplos processadores tem haver com a alocação da CPU. A resposta correta é "E" mesmo.
"Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis. Neste tipo de sistema, os recursos computacionais são compartilhados entre os diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos."
"Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador."
(B. 19)
B., MACHADO, F., MAIA, Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais, 5ª edição. LTC Editora, 03/2013. VitalBook file.
A citação fornecida é uma diretriz. Verifique a exatidão de cada citação antes de usar.
-
Galera, na dúvida (ou até na certeza), leiam sempre TODAS as alternativas. No caso desta questão, por exemplo, existem alternativas que até podem gerar dúvidas mas a letra E é CERTEZA que está correta. Se por algum motivo o gabarito não fosse essa alternativa, com certeza seria cabível de recurso.
-
Perdão, eu compreendo a razão de a alternativa E estar certa, ok. Mas não compreendo a razão para a alternativa B não estar certa. Será que estou confundindo conceitos aqui?
-
Acredito que o erro na opção B seja o fato de colocar os conceitos de pipeline e multiprogramação como uma coisa só, porém não é.
A opção afirma que o processador trabalha em várias partes de um mesmo programa (isto é conceito de pipeline) ou em vários programas concorrentemente (multiprogramação). Um processador pode implementar as duas técnicas, porém os conceitos são diferentes.Isso é o que acho, para ter certeza, só um professor ou um bom livro de SO.
-
-
Acredito que a maioria não reparou um detalhe na letra A:
é permitida a realização de diferentes tarefas simultaneamente, desde que com múltiplos processadores.
Apesar múltiplos processadores remeter a um conceito de multiprocessamento, de fato nada impede que um sistema multitarefa, com múltiplos processadores realize simultaneidade. Teríamos um ambiente multitarefa e multiprocessamento.
E quanto à letra E, também acredito haver um erro: "o sistema usa múltiplos processadores" o que sabemos não ser uma obrigação, visto a possibilidade de um único processador de 2 ou mais núcleos também realizar o multiprocessamento.
Logo a banca deveria ter alterado o gabarito para letra A.