-
Certo. Segundo DBTA (2005) - "arquivo intermediário"
1 Conjunto de documentos originários de arquivos correntes(2), com uso pouco freqüente, que aguarda destinação.
2 Unidade administrativa ou serviço responsável pelo arquivo intermediário(1).
3 Depósito(1) de arquivos intermediários(1).
-
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO
- 2º fase do ciclo de vida dos documentos
- Tem valor primario reduzido
- Podem ser eliminados
- Baixa frequencia de consulta
- Aguardam a eliminação ou a guarda permanente
- Podem ser alocados em local afastado
- Consulta restrita ao órgão produtor.
-
GAB: CERTO
Arquivo de segunda idade ou intermediário: "Constituido de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los....."
FONTE: Arquivologia para concursos - Teoria, legislação e questões; BARBOSA, Anderson Gomes ; MALVERDES, André. Pág. 35
-
Teoria das 3 idades
1. Arquivo de primeira idade ou corrente
2. Arquivo de segunda idade ou intermediário
3. Arquivo de terceira idade ou permanente
-
CERTA!
OUTRA QUE AJUDA A RESPONDER:
(CESPE - 2008 - MTE)
A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário.
GABARITO: CERTA.
-
EU considero a questão errada na medida em que é afirmado que "pelo pouco tempo de arquivamento (os arquivos intermediários) ainda podem ser solicitados."
Não é o pouco tempo de arquivamento que determina que os arquivos permanentes ainda podem ser solicitados, e sim seu valor primário decrescente.
-
Certo.
Arquivos de:
1ª idade > corrente > valor pirmário > consultados frequentementes.
2ª idade > intermediário > valor primário > pouco consultados.
3ª idade > permanente > valor secundário > para serem arquivados.
-
concordo com o Emerson
-
Gabarito Certo
II) arquivo intermediários ; são aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente
-
A teoria das três idades sistematiza os documentos arquivísticos em três fases: corrente, intermediária e permanente. O documento permanece por um tempo em cada uma dessas fases a depender do valor que possui para a instituição.
Se o documento foi criado/recebido e está cumprindo as funções pelas quais foi produzido/recebido, ou seja, se ele está sendo usado para desenvolver alguma atividade, ele estará no arquivo corrente.
Caso o objetivo de criação do documento seja atingido, não há mais motivos para que ele ocupe espaço nos arquivos correntes, que são os setores de trabalho, ou nas caixas de entrada dos sistemas informatizados. Por isso, esses documentos são transferidos ao arquivo intermediário, eliminados ou recolhidos diretamente para o arquivo permanente.
A questão trata da possibilidade dos documentos saírem do arquivo corrente e serem transferidos para o arquivo intermediário. Isso acontece porque a frequência de uso dos documentos é pouca ou nula. Então, para desafogar os setores de trabalho, esses documentos aguardarão a sua destinação final no arquivo intermediário e serão recolhidos ou eliminados posteriormente, a depender do que a tabela de temporalidade definir. Além disso, a consulta aos documentos no arquivo intermediário ainda pode ser realizada, mas a responsabilidade por sua guarda passa a ser desse setor.
Gabarito do Professor: Certa