SóProvas


ID
2470861
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Secretariado

Com relação a cerimonial e protocolo em eventos, julgue o item que se segue.

Quando o presidente e o vice-presidente da República estiverem impossibilitados de conduzir cerimônias oficiais, a precedência seguirá com o ministro de Estado que estiver presente. Se estiver presente mais de um ministro, a precedência será dada pelo critério de criação histórica do respectivo ministério.

Alternativas
Comentários
  • Dúvida:

    "Se estiver presente mais de um ministro, a precedência será dada pelo critério de criação histórica do respectivo ministério. " - Não deveria ser "Se o Pres. da Rep. E  O  Ministro de Estado não estiverem presentes, será dado pelo critério de criação do ministério."

  • Certo:

     

    Decreto: 70.274/1972

     

    Art. 3 - Os Ministros de Estado presidirão as solenidades promovidas pelos respectivos Ministérios.

     

    § 5º A precedência entre os diferentes postos e cargos da mesmas categoria corresponde à ordem de precedência histórica dos Ministérios
     

  • GAB C

    Da Precedência - decreto

            Art . 1º O Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer.

            Parágrafo único. Os antigos Chefes de Estado passarão logo após o Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que não exerçam qualquer função pública. Neste caso, a sua precedência será determinada pela função que estiverem exercendo.

            Art . 2º Não comparecendo o Presidente da República, o Vice-Presidente da República presidirá a cerimônia a que estiver presente.

            Parágrafo único. Os antigos Vice-Presidente da República, passarão logo após os antigos Chefes de Estado, com a ressalva prevista no parágrafo único do artigo 1º.

            Art . 3º Os Ministros de Estado presidirão as solenidades promovidas pelos respectivos Ministérios.

            Art . 4º A precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, é determinada pelo critério histórico de criação do respectivo Ministério, na seguinte ordem: Justiça; Marinha; Exército; Relações Exteriores; Fazenda; Transportes; Agricultura; Educação e Cultura; Trabalho e Previdência Social, Aeronáutica; Saúde, Indústria e Comércio; Minas e Energia; Planejamento e Coordenação Geral; Interior; e Comunicações.

            § 1º Quando estiverem presentes personalidades estrangeiras, o Ministro de Estado das Relações Exteriores terá precedência sobre seus colegas, observando-se critério análogo com relação ao Secretário-Geral de Política Exterior do Ministério das Relações Exteriores, que terá precedência sobre os Chefes dos Estados-Maior da Armada e do Exército. O disposto no presente parágrafo não se aplica ao Ministro de Estado em cuja jurisdição ocorrer a cerimônia.

    BONS ESTUDOS!!