A Matriz de Eisenhower baseia-se na premissa de que uma tarefa importante não é necessariamente urgente, assim como uma tarefa urgente não é necessariamente importante.
Tarefas urgentes e importantes: São aquelas que têm prazo para execução. Em outras palavras, se até uma determinada data ou hora não as tivermos executado, podemos perder completamente a chance de fazê-lo. Problemas urgentes devem ser resolvidos no momento em que surgem.
Tarefas importantes mas não urgentes: Uma tarefa é considerada importante quando contribui para o atingimento das nossas metas ou dos nossos objetivos. Ela está diretamente relacionada aos nossos sonhos e desejos.
Tarefas urgentes mas não importantes: Este é o tipo de tarefa que mais nos faz perder tempo produtivo. Reuniões inúteis, interrupções constantes e telefonemas desnecessários são alguns dos vilões que comprometem significativamente a nossa produtividade; delegue a outra pessoa.
1.Faça imediatamente o que é urgente e importante;
2.Postergue o que não é importante nem urgente;
3.Programe-se para fazer o que é importante, mas não urgente; e
4.Delegue o que é urgente, mas não importante (Infelizmente, essa sugestão não se aplica às tarefas de estudar e fazer provas, impossíveis de delegar);