-
Gabarito CERTO
NBC TA 530
Amostragem em auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de população relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite o auditor concluir sobre toda a população
Seleção dos itens para teste (ver item 8)
A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. Pela amostragem não estatística, o julgamento (Profissional) é usado para selecionar os itens da amostra. Como a finalidade da amostragem é a de fornecer base razoável para o auditor concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada, é importante que o auditor selecione uma amostra representativa, de modo a evitar tendenciosidade mediante a escolha de itens da amostra que tenham características típicas da população.
bons estudos
-
Não concordo com o gabarito. A banca ao escrever "No modelo não probabilístico, a experiência do servidor é considerada como fundamental..." não foi feliz. Para que a frase ficasse certa seria necessário substituir servidor por auditor. Ao utilizar a palavra servidor, para mim, a banca se referiu a um funcionário interno. Quando informações são obtidas de fontes internas elas são facilmente alteradas e manipuladas. Alguém mais interpretou dessa forma?
-
A questão afirma "circunstância em que não se pode generalizar os resultados de uma amostra???!!!!!"
Alguém entendeu?
-
O método da amostragem pode ser:
Probabilístico - os resultados obtidos desse modelo podem ser generalizados para toda população. É baseado em dados estatísticos.
Não probabilístico - os resultados obtidos desse modelo podem não ser generalizados para toda população. É baseado na experiência do auditor.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área!
Esta questão trata sobre amostragem em auditoria.
A amostragem em auditoria pode ser de dois tipos principais:
Estatística
(também chamada de probabilística): que, como o nome diz, utiliza
fórmulas e conhecimentos da Estatística para avaliar a amostra da
população. Por isso, é possível generalizar os resultados da amostra
para a população como um todo.
Não Estatística (Não
probabilística): na qual o auditor forma amostra com base em sua
experiência e julgamento profissional, sem envolver a utilização de
estatística. Este tipo de amostragem não tem base científica e, por
isso, não permite a generalização (extrapolação) dos resultados.
Portanto,
a amostragem não probabilística NÃO propicia a generalização dos
resultados. Afirmativa correta, portanto.
Gabarito do professor: CERTO.