SóProvas


ID
2472355
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as notícias.

I.

      O presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Juan Pablo Pozo, confirmou hoje a vitória do candidato governista, Lenín Moreno, nas eleições presidenciais do último domingo no país.

      Em rede nacional de rádio e televisão, Pozo afirmou que, com 99,65% da apuração concluída, Moreno, do movimento de esquerda Alianza Pais tinha garantido 51,16% dos votos na disputa pela sucessão presidencial.

      Ao informar sobre os “resultados oficiais irreversíveis” da apuração, Pozo detalhou que o candidato governista recebeu 5.057.149 votos, e que o opositor, Guillermo Lasso, do movimento de centro-direita Creando Oportunidades (CREO), obteve 4.827.753 (48,84%).

               (http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-04/

  conselho-eleitoral-confirma-vitoria-de-moreno, 04.04.2017. Adaptado)

II.

      A direção do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou, hoje, que não suprimiu as funções do Poder Legislativo e que é responsabilidade do próprio parlamento “reassumir” suas funções, acatando as decisões do Poder Judiciário.

      “É só responsabilidade do órgão legislativo reassumir o válido exercício legal e legítimo de suas competências constitucionais ao acatar as decisões do Poder Judiciário e se submeter ao Estado de direito”, informou o Supremo em comunicado lido pelo presidente do Poder Judiciário, Maikel Moreno.

        O Tribunal submeteu à revisão duas sentenças nas quais limitava a imunidade parlamentar e nas quais assumia as funções da Casa perante a persistência do “desacato” do Legislativo a várias sentenças do TSJ.

                         (http://agenciabrasil.ebc.com.br, 01.04.2017. Adaptado)

III.

      Grupos de manifestantes invadiram o edifício do Congresso nesta sexta-feira, após conseguirem passar por um cordão policial, em um novo foco de incidentes violentos registrado logo depois que um grupo de 25 senadores aprovou o projeto de emenda constitucional para habilitar a polêmica reeleição presidencial.

      Várias centenas de pessoas romperam a barreira policial em uma batalha campal na qual as forças da ordem dispararam balas de borracha, lançaram gás lacrimogêneo e acionaram jatos de água.

      Os manifestantes destroçaram vidraças do edifício e queimaram as portas de entrada, além de lançar morteiros e pedras contra a polícia.

               (http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-03/

                    manifestantes-invadem-congresso, 31.03.2017. Adaptado)

As notícias I, II e III tratam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Sabendo a II, vc acerta a questão.

    Obs.: Uma coisa é certa, a VUNESP ama tratar da Venezuela! kkkk

  • Resposta E

    ---------------------------------------

    Prova 11/06/07

    Noticias 01/04/17

     

    I Conselho Eleitoral confirma vitória de Moreno para Presidência do Equador

    II Justiça venezuelana diz que cabe ao Parlamento reassumir funções

    III Manifestantes invadem Congresso durante confronto com a polícia no Paraguai

  • Nas questões de atualidades que citar três notícias sobre três países, a que falar sobre: Manifestantes, gás lacrimogênio, o país é o PARAGUAI.

    Logo, é só seguir a ordem do enunciado para responder a quetão. Se for citado manifestantes e etc na notícia 1, a resposta correta será paraguai como primeiro nome nas alternativas ...

     

    acertei todas assim .. 

  • TSJ = Venezuela

  • O primeiro texto refere-se à uma eleição feita de forma democrática, na qual o resultado é proferido pelo presidente do Conselho Nacional Eleitoral Juan Pablo. Ao mencionar o resultado, Juan Pablo destacou a irreversibilidade do resultado das eleições e, destacou quantos votos cada candidato recebeu no pleito eleitoral. 

    O segundo texto tem como objeto as discussões acerca dos limites e o respeito aos três poderes que constituem um Estado de Direito. Na reportagem do segundo texto os representantes do Poder Judiciário declararam que não houve supressão do Poder Legislativo, e, que este deve retomar as suas atividades, observando e respeitando as suas funções de acordo com o texto constitucional. O Tribunal de Justiça também defendeu a imunidade parlamentar tendo pedido o afastamento de três deputados que foram eleitos de forma “ilegal". 

    O terceiro texto tem como tema a proposta de que todos os legisladores votem sobre os assuntos expostos em Câmara. Conforme apresentado no texto da questão, aconteceram inúmeras manifestações e protestos violentos. O motivo destes protestos foi a votação da emenda que permitiria a reeleição presidencial sem a convocação e a ciência de todos os legisladores e, assim, apenas 25 senadores deferiram a emenda. O Partido Liberal, segundo a reportagem, alegou a inconstitucionalidade da emenda, uma vez que o segundo mandato presidencial não é permitido pela Constituição. 

    O candidato, para responder a esta questão, precisa ter o conhecimento sobre as questões políticas que estavam acontecendo nos países da América Latina no ano de 2017. Trata-se de uma questão de contextualização dos fatos e de relacioná-los com os seus respectivos países. As informações necessárias estão disponíveis em forma digital. 

    A) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. Bolívia, da Colômbia e do Uruguai não são os países mencionados nos textos acima. 

    B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. Os textos tratam de Equador, Venezuela e Paraguai respectivamente. O Peru e a Colômbia não fazem parte dos contextos políticos apresentados na questão. 

    C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. Apenas o Equador está sendo mencionado no primeiro texto. Os países Chile e Bolívia não tiveram seus contextos políticos apresentados na questão. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta. Somente o Paraguai está sendo mencionado na questão durante o terceiro texto. O Uruguai e o Peru não tiveram a sua atualidade política mencionada. 

    E) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois os países apresentados na questão são respectivamente Equador, Venezuela e Paraguai. 

    Gabarito do Professor: Letra E.