Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social
Para comentarmos a questão iremos expor os erros e acertos de cada alternativa:
a) Esta alternativa está incorreta. As políticas sociais não podem ser consideradas concessão do Estado. Compreendendo que o Estado é expressão da classe dominante, esse somente irá conceder tais políticas a partir do ingresso no cenário político da classe trabalhadora. Portanto, as políticas sociais são frutos da luta de classes e da reivindicam da massa dos trabalhadores.
b) Esta alternativa está incorreta. As políticas públicas de seguridade social não são implementadas devido a demanda do capital mas sim devido as lutas da classe trabalhadora. É fato que em algumas situações o Estado se antecipa visando evitar a erupção de reivindicação, porém isso somente ocorre devido a emergência da classe trabalhadora no cenário político.
c) Esta alternativa está correta. As políticas sociais e de proteção social são fruto da emergência da classe trabalhadora no cenário político e de suas lutas pelo atendimento do Estado e do capital de suas demandas. Sendo assim, são produto histórico das lutas sociais e dos movimentos populares e dos trabalhares que podem se expandir e retrair em cada contexto histórico e social de acordo com a correlação de forças vigentes.
d) Esta alternativa está incorreta. Ela erra quando afirma que tais políticas serão conquistadas via "processo hegemônico de representatividade política" visto que hegemonicamente é a burguesia que possui ainda o poder é a a dominante e dirigente do Estado. Porém, para assegurar a ordem e a acumulação capitalista haverá concessões aos trabalhadores de suas reivindicações.
e) Esta alternativa está incorreta. O Estado é expressão da classe dominante, portanto, não concederia políticas sociais e de proteção social se não fosse o perigo iminente das lutas de classes. Assim, em alguns momentos da história o Estado e a burguesia respondem as demandas dos trabalhadores para preservar o conjunto da ordem capitalista. Deste modo, sem reivindicação e organização da classe trabalhadora não haveria a "concessão" dessas políticas.
RESPOSTA: C