Squid é um servidor proxy que suporta HTTP, HTTPS, FTP e outros.[1] Ele reduz a utilização da conexão e melhora os tempos de resposta fazendo cache de requisições frequentes de páginas web numa rede de computadores. Ele pode também ser usado como um proxy reverso.
O Squid foi escrito originalmente para rodar em sistema operacional tipo Unix, mas ele também funciona em sistemas Windows desde sua versão 2.6.STABLE4.[2]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Squid
Gabarito C
Squid é um software especializado em fazer a operação de proxy de web e ftp, completamente free e com excelente suporte para operação em servidores Linux.
Com o Squid você pode instalar um servidor Linux com acesso à Internet, e fazer com que outras máquinas clientes (usando Linux, Windows ou outro sistema operacional) acessem páginas web e sites ftp através do servidor Linux, mesmo que estas máquinas clientes não tenham conexão direta com a internet - tudo que elas precisam é o acesso ao próprio servidor onde está rodando o Squid.
A única configuração necessária na máquina cliente é feita no próprio browser: você precisa definir qual o endereço do servidor proxy. Esta é uma operação bastante simples, disponível nos menus do Netscape, do Internet Explorer e dos demais browsers em geral.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !