SóProvas


ID
2473327
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um tipo de protocolo de criptografia que pode ser ativado ao FTP dos sistemas Linux, com objetivo de gerar mais segurança.

Alternativas
Comentários
  • O Transport Layer Security (TLS),[nota 1] assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL),[nota 2] é um protocolo de segurança - desenvolvido por Tim Dierks e Eric Rescorla do IETF TLS Working Group - que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados. Em 2017 Tim Dierks trabalhava na Google , e Eric Rescorla na Mozzila [1] e RTFM.Inc [2]

    Existem algumas pequenas diferenças entre o SSL 3.0 e o TLS 1.0, mas o protocolo permanece substancialmente o mesmo. O termo "SSL" aqui usado aplica-se a ambos os protocolos, exceto se disposto em contrário. O protocolo SSL 3.0 também é conhecido como SSL3 e o TLS 1.0 como TLS1 ou ainda SSL3.1.

     

     

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Transport_Layer_Security

  • Segurança da Camada de Transporte — TLS (em inglês, Transport Layer Security) — e o seu predecessor, o Protocolo de Camada de Sockets Segura — SSL (em inglês, Secure Sockets Layer) —, são protocolos criptografados que oferecem ao usuário segurança de comunicação ao acessarem o ambiente virtual, como e-mail (SMTP) e navegação em páginas (http), além de outros meios para a transferência de dados.

    Os certificados SSL garantem a segurança do usuário ao acessar um site. Ou seja, os dados enviados são criptografados, como no caso de dados bancários, nomes ou mesmo endereços, de forma a impossibilitar que outras pessoas possam utilizá-lo indevidamente.

    Já o TLS é uma versão mais segura e atualizada do SSL, geralmente, usado como uma configuração nos programas de e-mail, mas que não menos importante que o SSL, tem seu papel em qualquer transação entre o cliente e o servidor.

    De maneira geral, não existem grandes diferenças técnicas entre os protocolos SSL e o TLS, porém, ambos possuem normas específicas.

    O TLS pode operar em portas diferentes e usa algoritmos de criptografia mais fortes, como o Keyed —Hashing for Message Authentication Code (HMAC). Já o SSL utiliza apenas o algoritmo Message Authentication Code (MAC).

    A grande vantagem desses protocolos é garantir a segurança nos protocolos de comunicação na internet (TCP/IP). Ou seja, comumente se vê nas barras de navegação as terminações “http” e o “https”, no primeiro caso os dados trafegam livremente e o segundo criptografa as informações com SSL/TLS. É possível operar com ou sem SSL ou TLS, basta que o usuário indique se quer ou não configurar uma conexão segura.

    Fonte: http://blog.validcertificadora.com.br/?p=8002

  • TLS e SSL são protocolos de criptografia (Segurança para comunicações pela Internet ->SMTP, FTP, HTTP, POP, IMAP). TLS é uma versão atualizada do SSL.

    80 HTTP -> Protocolo da camada de Aplicação para transferência de dados na rede (World Wide Web).  Usado para a comunicação com sítios, comunicando na linguagem HTML.

    67)BOOTP e DHCP (BootStrap Protocol e Dynamic Host Configuration Protocol) -> Sistemas de distribuição de endereços IP a partir de uma piscina quando os PCs da rede primeiro arranque. DHCP foi baseado em BOOTP.