Gabarito Certo
A gerência de processos é uma das principais funções do sistema operacional. Através dos processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados, trocar informações, etc. Nos sistemas multiprogramáveis, os processos são executados concorrentemente, compartilhando o uso do processador, da memória principal e os dispositivos de Entrada/Saída. Nos sistemas com múltiplos processadores ou com vários núcleos, além da execução de processos concorrentemente ocorre também a execução simultânea de processos nos diversos processadores do sistema.
Um processo pode ser entendido como um programa que esta em execução. Em sistemas multiusuário, cada usuário é associado a um processo. O processador executa o programa do usuário em um determinado intervalo de tempo e, no instante seguinte, poderá executar outro programa, de outro usuário.
Um processo também pode ser definido como o ambiente onde o programa é executado. Este ambiente, além das informações importantes a execução do programa, possui também informações relativas aos recursos que o programa pode utilizar como espaço de endereçamento, uso do processador, área em disco, etc. Se um programa necessitar utilizar uma área em disco superior ao seu limite estipulado, o sistema operacional interrompe a execução do programa por falta de recursos.
Para que a troca de processos ocorra sem problema, todas as informações do processo interrompido devem ser guardadas. Essas informações são denominadas: Contexto. Um processo é formado por três partes, que juntas mantêm as informações necessárias à execução de um programa.
Essas três partes são:
– Contexto de hardware
– Contexto de software
– Espaço de endereçamento
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !