-
-
CORRETA
Uma diferença que se pode apontar entre conciliação e análise de contas é que, no primeiro caso, identificam-se e(ou) compõem-se as divergências entre os saldos e, no segundo, parte-se de cada divergência identificada e se a analisa desde sua origem até a devida correção, se for o caso.
-
Gabarito Certo
Bom, o lugar mais "confiável" que eu achei foi essa apresentação da secretaria da fazenda do Espirito Santo... Confesso que no início não levei muita fé, pela formatação parece que foi feito por uma criança de 10 anos.
A resposta está no slide 5
http://internet.sefaz.es.gov.br/contas/contabilidade/arquivos_forumseminario/ApresentacaoSUAOC2011-ConciliacaoeAnalise1.pdf
-
O enunciado descreve de fato como é uma rotina operacional de conciliação. Após realizados todos os lançamentos, você confronta o seu relatório suporte com o saldo contábil, caso estejam divergentes, o analista contábil deve compor o valor da diferença e assim que tiver essa composição analítica dos lançamentos, realizar os ajustes necessários para que os saldos fechem.
Não deve ser tão simples para quem nunca trabalhou com isso, mas é o processo é isso mesmo.
-
GAB: CORRETO
A conciliação bancária explica o motivo da diferença do saldo da conta e o extrato bancária e a análise de contas é mais intrínseca e detalhada das divergências identificadas.
-
A essência da conciliação de contas é verificar as diferenças entre os saldos apresentados no livro razão, denominado de saldo contábil e o saldo oriundo de alguma fonte externa, como por exemplo, o extrato bancário.
É importante destacar que a divergência, se houver, não é sinônimo de irregularidade, contudo, deverá ser ajustada para que seja apresentado o saldo correto no balancete de verificação.
Assim podemos inferir que a conciliação busca identificar as divergências e a análise busca justificar o porquê das diferenças
Gran Curso.