-
Gabarito CERTO
A inversão de um lançamento e um lançamento em duplicidade seguem a regra das partiddas dobradas, ou seja, débito é igual ao crédito. Todavia, constitui-se em um erro, que deve ser corrigo estorno, transferência ou complementação. Daí o motivo do balancete de verificação não conseguir demonstrar os erros no lançamento, a despeito da igualdade entre a colunas de débito e crédito.
bons estudos
-
Você só vai ter diferença entre Débito e Crédito caso o ERP (sistema) usado permita lançamentos "pernetas". Eu nunca vi isso.
Lançamento "perneta" é aquele que tem apenas uma única partida.
-
Ponto 1. Como o colega Renato bem mencionou, o balancete de verificação não é um instrumento hábil para verificar esse tipo de erro.
Ponto 2. Vejamos na prática :
INVERSÃO DE UM LANÇAMENTO
EVENTO- Compra de estoque - 1000
D- CAIXA/BANCOS -1000
C- ESTOQUES - 1000
Perceba que o lançamento foi invertido, porém, no somatório final, segundo o método das partidas dobradas, não alteraria a igualdade dos débitos com os créditos totais.
Lançamento correto:
D- ESTOQUE
C- CAIXA/BANCOS
De maneira similar funciona o lançamento em duplicidade, tendo em vista que pelo método das partidas dobradas, foi feito um crédito para o débito em duplicidade, em nada alterando o somatório total.
-
uma outra questão CESPE Suponha-se que os totais do balancete de verificação não tenham coincidido. Isso poderá ter decorrido devido à omissão de um lançamento a débito ou a crédito.
-
A inversão de um lançamento ocorre quando as contas creditadas e debitadas são invertidas. Não há, neste caso, impacto na totalidade dos débitos e créditos. A correção pode ser realizada por estorno ou transferência.
A duplicidade, por sua vez, ocorre quando, por equívoco, registra-se o fato contábil duas vezes. Também não gera desigualdade entre a somatória de débitos e créditos. A correção é realizada pelo estorno do segundo lançamento.
Com isso, correta a assertiva.
-
Sim, porque o foco do balancete de verificação é a operação matemática, não se preocupando com os erros, como a inversão de lançamento ou os lançamentos em duplicidade
Segue lá @futuroagentefederal2021