SóProvas


ID
2475361
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito aos ramais de descarga e de esgoto, a ABNT NBR 8160 (1999), Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução, comunica:

I- é vedada a ligação de ramal de descarga ou ramal de esgoto, por meio de inspeção existente em joelho ou curva, no ramal de descarga de bacia sanitária;

II- as mudanças de direção nos trechos verticais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90º;

III- as mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou superior a 45º;

IV- recomenda-se declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm.

Entre as assertivas apresentadas, são verdadeiras as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • 4.2.3.5 É vedada a ligação de ramal de descarga ou ramal de esgoto, através de inspeção existente em joelho ou curva, ao ramal de descarga de bacia sanitária

     

    A declividade mínima para tubulações com diâmetro nominal <= 75 mm é  2%.

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA. 

  • NBR 8160 

     

    4.2.3.2 Recomendam-se as seguintes declividades mínimas:
    a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75;
    b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.

    4.2.3.3 As mudanças de direção nos trechos horizontais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°.
    4.2.3.4 As mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90°.
    4.2.3.5 É vedada a ligação de ramal de descarga ou ramal de esgoto, através de inspeção existente em joelho ou curva, ao ramal de descarga de bacia sanitária.
     

  • Achei a questão um pouco confusa:

    NBR 8160-1999

    4.2.3.5 I- é vedada a ligação de ramal de descarga ou ramal de esgoto, por meio de inspeção existente em joelho ou curva, no ramal de descarga de bacia sanitária; CORRETA 

    4.2.3.3 II- as mudanças de direção nos HORIZONTAIS verticais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90º; ERRADA.

    III- as mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou superior a 45º. No meu ver, essa resposta atende o que informa a norma, pois é menor que 90º. 4.2.3.4 As mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90°.  CORRETA 

    4.2.3.2. IV- recomenda-se declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm. CORRETA 

    Será que estou enganado?

  • Corrigindo :

    II- as mudanças de direção nos trechos (Horizontais) devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a ( 45º;)

    III- as mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou menor a ( 90º ).

    Fonte : Nbr 8160.

    O segredo do sucesso é nunca desistir .

  • Trechos horizontais ramais de esgoto:

    DN 100 ou superior: 1%

    DN 75 ou inferior: 2 %

    (comentários QC)

  • I- é vedada a ligação de ramal de descarga ou ramal de esgoto, por meio de inspeção existente em joelho ou curva, no ramal de descarga de bacia sanitária; (essa ata igual na norma, ou seja, CORRETA)

    II- as mudanças de direção nos trechos verticais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90o;

    Não entendi pq essa está errada!!

    Na norma está: As mudanças de direção nos trechos horizontais devem ser feitas com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°. (Nas horizontais deve ser 45°, mas nas verticais é sim com 90° ou inferior)

    III- as mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou superior a 45o inferior a 90°; (ERRADA)

    IV- recomenda-se declividade mínima de 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75 mm. CORRETA

  • Caro Elio Vieira, o segredo da questão. Você estaria certo para outras tubulações. Porém ele trata na questão de ramais de esgoto e descarga as quais a norma em nenhum momento fala das mudanças em tubulações verticais. Ela fala "As mudanças de direção (horizontal para vertical e vice-versa) podem ser executadas com peças com ângulo central igual ou inferior a 90°."

  • Questão não tem gabarito. Cansei de fazer projeto (e dentro das normas) com tubo a 45º e 90º em mudança de direção em tudo de queda, logo a assertiva II está correta. Os caras recortam um trecho na norma, trocam uma palavra por outra e acham que isso torna a alternativa falsa.