Barragem de Nível
A barragem de nível é o tipo de captação mais generalizado para o aproveitamento de pequenos cursos d’água, sobretudo quando o suprimento é feito por gravidade e o leito se apresenta rochoso no local em que a mesma barragem vai ser implantada.
A barragem de nível só pode ser utilizada quando a vazão mínima do curso d’água supera a demanda média do dia de consumo máximo. É uma das soluções de que se lança mão, quando a captação direta não pode ser utilizada, pelo simples fato do riacho apresentar uma lâmina d’água de pequena altura, incapaz de comportar o crivo com a devida folga nos períodos de vazão mínima. A finalidade da barragem nada mais é do que elevar o nível da água no local da captação, permitindo assim uma lâmina de altura satisfatória acima do crivo.
Com a barragem, consegue-se uma decantação das partículas suspensas, em decorrência do represamento da água que sem dúvida, melhora a qualidade.Por economia, desde que o leito do riachos seja rochoso, recomenda-se a barragem de alvenaria de pedra com seção trapezoidal.
Com a barragem, consegue-se uma decantação das partículas suspensas, em decorrência do represamento da água que sem dúvida, melhora a qualidade.
Tomada d’água:
A função do sistema de entrada é conduzir a água de uma fonte como um rio ou reservatório para dentro do conduto forçado (penstock) que é a tubulação que a conduz sob pressão à turbina. São projetados para proporcionar uma eficiência hidráulica máxima.
Grade de proteção (Trash racks):
A função da grade de proteção é evitar a entrada de detritos, folhas e lixo para evitar danos nas turbinas. Normalmente, o trash rack é uma tela composta por várias barras de aço paralelas, preferencialmente na vertical, localizada na entrada da tomada de água.
Desarenador:
A remoção de areia ou desarenação, faz parte do tratamento primário e tem por finalidade: O desarenador deve ser bem dimensionado, de maneira a reter o material pesado que se deseja remover liberando a matéria orgânica que será removida em processo posterior.