SóProvas


ID
2476048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em estruturas de madeira, as ligações com dois ou três pinos de vigas isostáticas de madeira são calculadas como se fossem rígidas, desde que seja dada à estrutura isostática uma contraflecha compensatória. Para vigas com vão teórico de 4 m, a contraflecha mínima a ser empregada é, em milímetros,

Alternativas
Comentários
  • NBR 7190:1997

    8.3.1 Rigidez das ligações

    As ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas. No projeto, estas ligações serão calculadas como se fossem rígidas, dando-se à estrutura isostática uma contraflecha compensatória, de pelo menos L/100, onde L é o vão teórico da estrutura considerada.

  • 8.3 Ligações com pinos metálicos

     

    8.3.1 Rigidez das ligações

     

    As ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas.

     

    No projeto, estas ligações serão calculadas como se fossem rígidas, dando-se à estrutura isostática uma contraflecha compensatória, de pelo menos L/100, onde L é o vão teórico da estrutura considerada.

     

    Nunca serão utilizadas ligações com um único pino.

    As ligações com quatro ou mais pinos podem ser consideradas rígidas nas condições seguintes.

    As ligações pregadas com quatro ou mais pregos são consideradas rígidas, desde que respeitados os diâmetros de pré-furação especificados em 8.3.2 .

    As ligações parafusadas com quatro ou mais parafusos são consideradas rígidas ou deformáveis, de acordo com o diâmetro de pré-furação adotado, conforme 8.3.3.

     

    NBR 7190

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Contraflecha Compensatória

    L/100 -> 4000mm / 100  = 40mm

     

     

    Calma, calma! Eu estou aqui!