-
Item 4.1.2 da NBR 9574/08: A argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua, com espessura de 30 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 15 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução. A primeira camada deve ter acabamento sarrafeado, a fim de oferecer superfície de ancoragem para camada posterior, sendo a argamassa impermeável manualmente adensada contra a superfície para eliminar ao máximo o índice de vazios. As duas camadas devem ser executadas no mesmo dia; caso contrário, a última camada deve ser precedida de chapisco.
-
E sobre o valor de Z, defasagem entre as camadas?
-
Essa defasagem de Z=30cm é sem lógica... se fôsse 30mm.... Típico detalhe que passa despercebido na hora da prova. Questão passível de Anulação!
-
4.2.1.2 Aplicação do tipo de impermeabilização
... A argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua, com espessura de 30 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 15 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução.
fonte: NBR 9574/08
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
-
E esse valor de Z?
-
Defasagem correta. NBR 16072 - Argamassa impermeável
-
NBR 9574/2008 – Execução de Impermeabilização:
4.2 Tipo de impermeabilização rígida
4.2.1 Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo
4.2.1.2 Aplicação do tipo de impermeabilização
A argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua, com espessura de 30 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 15 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução.
.
"Portanto, a parte inicial do enunciado está de acordo com a NBR 9574/2008.
A parte de defasagem de pelo menos 30 cm entre as emendas acaba sendo didático por parte da banca."
Estratégia Concursos
.
Gabarito: Letra B