SóProvas


ID
2476102
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma das patologias das armaduras de concreto armado é um tipo de corrosão anódica localizada, caracterizada por causar uma cavidade com elevada relação entre o comprimento e o diâmetro. Ocorre apenas em determinadas regiões específicas, causando perda de massa. Apresenta alta taxa de crescimento e atua como amplificador das tensões de tração. Trata-se da corrosão

Alternativas
Comentários
  • Corrosão por pites: ocorre normalmente na ação de contaminantes (cloretos). Corrosão com formação de fissuras: além das condições de corrosão, há tensões de tração.

     

    Sintomatologia e Tipos de Corrosão - Exemplos

     

    • CONCRETO ARMADO - corrosão generalizada irregular (carbonatação do concreto)

                                   - corrosão puntiforme ou por pites (ação de íons cloreto)

     

    • ESTRUTURAS PROTENDIDAS - corrosão sob tensão (associação das ações eletroquímicas e mecânicas causando fissuras)

  • As armaduras podem sofrer as seguintes formas de corrosão eletroquímica (GENTIL, 1982): 
     corrosão uniforme: corrosão em toda a extensão da armadura quando esta fica exposta ao meio corrosivo; 
     corrosão puntiforme ou por pite: os desgastes são localizados sob a forma de pequenas cavidades, também chamadas alvéolos; 
     corrosão intragranular: é processada entre os grãos dos cristais do metal e quando os vergalhões sofrem, principalmente, tensões de tração, podem fissurar ou fraturar perdendo sua estabilidade; 
     corrosão transgranular: que se realiza intragrãos da rede cristalina, podendo levar à fratura da estrutura, quando houver esforços mecânicos; 
     fragilização pelo hidrogênio: corrosão originada pela ação do hidrogênio atômico na sua difusão pelos vergalhões da armadura, propiciando a sua fragilização e, em conseqüência, a fratura.

  •  Do enunciado tem-se corrosão localizada ou corrosão por pite, causada principalmente à presença de íons halogênios cloreto (CL), bromo (Br) e iodo (I). 

     

    Sua ocorrência causa rápida deterioração das propriedades da armadura devido à perda de massa em regiões específicas, chamadas sítios ativos.

     

    Outras formas de corrosão...

    corrosão uniforme ocorre em toda a extensão do material exposto ao agente corrosivo e, por conseguinte, a perda de massa da ferragem ocorre uniformemente.

     

     As corrosões intragranulares e transgranulares ocorrem em situações combinadas de tensões e meio corrosivo (concreto protendido).

    A intragranular localiza-se entre os grãos da estrutura do material metálico, fazendo-o perder as propriedades mecânicas e fraturar antes do esperado.

     

    Já a transgranular se manifesta através dos grãos levando à ruptura brusca do material, sendo esta patologia mais catastrófica que a anterior.

     

     corrosão pela ação do hidrogênio ocorre pois este material possui capacidade de se difundir nos materiais metálicos. Assim, quando ele está presente na superfície do material, pode migrar para o interior e se acumular nos defeitos existentes, gerando pressões e, por consequência, empolamentos."

     

     

     

    "TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"

  • corrosão galvânica é um processo eletroquímico em que um metal sofre corrosão preferencialmente em relação a outro quando os dois metais estão em contato elétrico e imersos em um eletrólito

     

    Corrosão por pites se caracteriza por ser uma forma de corrosão localizada, onde o diâmetro do pite é menor que sua profundidade e o fundo possuem forma angular. 

     

    Corrosão em frestas: Ocorre em função da diferença da concentração de íons ou gases dissolvidos na concentração eletrolítica entre duas regiões na mesma peça. A corrosão vai ocorrer na região que possui a menor concentração.

     

    Corrosão intergranular: Ocorre entre os grãos da rede cristalina, pois sob certas condições os contornos se tornam muito reativos. Por exemplo, pode ocorrer por causa da variação da concentração dos elementos de liga nessa região. Aços com elementos de liga precipitados e menor concentração de elementos de liga nos contornos são chamados de sensitizados. Uma forma de evitar é adicionar titânio na liga para preferencialmente formar carbonetos de titânio e não com os elementos de liga que evitam a corrosão.

     

    corrosão sob tensão é o fenômeno de deterioração de materiais causado pela ação conjunta de tensões mecânicas (residuais ou aplicadas) e meio corrosivo. 

     

    fonte: http://engenheirodemateriais.com.br/2017/04/26/as-formas-de-corrosao/

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Vídeo muito interessante sobre o assunto:

    https://www.youtube.com/watch?v=8RKnuLStl8k