SóProvas


ID
2476435
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.

( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.

( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.

( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • As respostas estão todas no capítulo III - Da responsabilidade Profissional dos jornalistas, no artigo 12, com as obrigações do jornalista:

    I - V - Art. 12 " - II "Buscar provas que fundamentem  as informações de interesse público;"

    II - V - Art. 12 - IV - "Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções"

    III - V - Art. 12 - V - "Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações;"

    IV - V - Art. 12 - VI - "Promover a retificação das informações que se revelem faltas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável;"

     

    Gabarito d)

  • Com um pouco de bom senso dá pra acertar até mesmo desconhecendo o código de ética (o que, claro, não se recomenda a jornalistas).