SóProvas


ID
2478760
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O indivíduo que apresenta Transtorno de Personalidade Narcisista tende a ser

Alternativas
Comentários
  • TRANSTORNO DA PERSONALIDADE NARCISISTA 1. O indivíduo apresenta senso grandioso (e irreal) da importância de sua pessoa. Julga ter talentos especiais, espera ser reconhecido como superior, sem que tenha feito algo concreto para isso 2. Muito voltado para fantasias de grande sucesso pessoal, de poder, brilho, beleza ou de um amor ideal 3. Acha-se excepcionalmente “especial” e “único”, acreditando que só pessoas ou instituições também excepcionalmente especiais ou únicas podem estar à sua altura 4. Requer admiração excessiva 5. Tende a ser “explorador” nas relações interpessoais, buscando vantagens sobre os outros para atingir o seu fim ou sucesso pessoal 6. Sem empatia pelas pessoas comuns 7. Freqüentemente invejoso dos outros ou do sucesso alheio; acha sempre que os outros têm inveja dele 8. Freqüentemente arrogante

    [Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Paulo Dalgalarrondo]

     

  • Um padrão difuso de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:
    1. Tem uma sensação grandiosa da própria importância (p. ex., exagera conquistas e talentos, espera ser reconhecido como superior sem que tenha as conquistas correspondentes).
    2. É preocupado com fantasias de sucesso ilimitado, poder, brilho, beleza ou amor ideal.

    3. Acredita ser “especial” e único e que pode ser somente compreendido por, ou associado a, outras pessoas (ou instituições) especiais ou com condição elevada.
    4. Demanda admiração excessiva.
    5. Apresenta um sentimento de possuir direitos (i.e., expectativas irracionais de tratamento especialmente favorável ou que estejam automaticamente de acordo com as próprias expectativas).
    6. É explorador em relações interpessoais (i.e., tira vantagem de outros para atingir os próprios fins).
    7. Carece de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e as necessidades dos outros.
    8. É frequentemente invejoso em relação aos outros ou acredita que os outros o invejam.

    (DSM-V)

  • Questãozinha meio renga, mas...

    a) Acredita ser extremamente especial e incrível, mas acho que isso não quer dizer necessariamente alta autoestima e que se expor nas RS seja um comportamento notável...

    b) Sim, empatia pra quê se se considera o centro do mundo, e todos os outros não tem importância?!.

    c) Geralmente indivíduo que necessita tirar vantagem de outras pessoas, sem deixar de ser empático (?!)

    d) A primeira parte refere-se ao transtorno paranóide

    e) Essa eu fiquei na dúvida, mas acho que o que a torna errada é afirmar sobre necessidade de atenção, sendo que as descrição sobre o transtorno narcisista falam em uma "crença" ou "ideia" de ter atributos para ter essa atenção e não em uma necessidade

  • Letra E não poderia... palavra chave para transtorno histriônico é "sedutor". Tomar cuidado porque uma pessoa com este transtorno também é egocêntrica.

  • No Transtorno de Personalidade Narcisista sofre-se de baixa autoestima. O transtorno é uma defesa a baixa autoestima.