SóProvas


ID
2478841
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "E"

    A letra "B" está errada, pois

    " Rogers declarou, explicitamente, não ter estudado a filosofia existencial, com a qual tomou contato tardiamente a partir da leitura de Buber e de Kierkegaard, em resposta à insistência dos seus alunos. A partir do trabalho com Gendlin (1970), no Center for Studies of the Person, em La Jolla, na Califórnia, Rogers sentiu-se atraído pela ênfase na experiência como conceito fenomenológico-existencial, que, posteriormente, derivou na abordagem experiencial, uma vertente atual da Abordagem Centrada na Pessoa, fundada por Gendlin. Seu contato com Gendlin, possivelmente, contribuiu para que Rogers passasse do positivismo lógico para uma orientação existencialista, na sua fase experiencial; no entanto, considerar toda a psicologia rogeriana como fenomenológica seria um exagero evidente, haja vista que Rogers adotou tal denominação tardia e incidentalmente e nunca tentou praticar, intencionalmente, uma abordagem fenomenológica (Spiegelberg, 1972; Cury, 1987; Moreira, 2001, 2007)."

    Acerca da letra "E",

    " Rogers sofreu, durante toda a sua vida, com o difícil dilema entre pessoa e ciência (Rogers, 1976), haja vista que, para ele, a experiência subjetiva o levara a criar uma proposta inovadora de psicoterapia, quando, como cientista, se angustiava, dado que seu modelo de ciência era eminentemente positivista, presa da objetividade, entendida como a ciência de sua época e de seu momento histórico cultural. Provavelmente seu estilo pragmático, tipicamente norte-americano, aliado ao seu contexto histórico, onde metodologias qualitativas não eram consideradas cientificas, o impediu de buscar metodologias qualitativas mais apropriadas para seus estudos clínicos. Não contou com o método fenomenológico ou outro método qualitativo em suas pesquisas pioneiras em psicoterapia, que, na época, para serem reconhecidas como “científicas”, precisaram ser desenvolvidas como investigações positivistas, ou seja, apenas quantitativas."

    A Gestalt-terapia e a Abordagem Centrada na Pessoa são enfoques fenomenológicos?

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672009000100002

  • A Abordagem Centrada na Pessoa é uma abordagem das relações interpessoais desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers (1902-1987), um dos mais renomados psicólogos do século XX e um pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia.

    fonte: https://apacp.org.br/o-que-e-a-acp/

  • O Gabarito é a letra "E". E as respostas estão fundamentadas neste artigo: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnufen/v4n2/a04.pdf